Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32968
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Marília Gabriele Dorvalina Lopes
First Advisor: Luiz Gustavo Nicácio
First Referee: Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Abstract: Partindo do conhecimento construído por meio desta especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, o seguinte portfólio tem o objetivo de apresentar as sequências didáticas elaboradas durante o curso. Foram produzidas cinco sequências didáticas (SDs) a partir de conteúdos diversos da Educação Física como jogos e brincadeiras, atletismo, regras dos esportes e atividade física e saúde sempre com o uso de algum recurso tecnológico com a finalidade de despertar maior interesse e participação dos alunos que estão sempre conectados à tecnologia. Destaca-se a primeira SD desenvolvida na escola que foi “Stop Motion na Educação Física: Vida Saudável”, onde as cenas foram gravadas em espaço escolar com a participação das turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Contagem/MG. Com este trabalho, percebe-se que a utilização de uma SD no planejamento de aulas é um modo de organização que orienta melhor os conteúdos a serem trabalhados e utilizar recursos tecnológicos ajuda a despertar um maior interesse e participação dos alunos.
Abstract: Starting from the knowledge built through this specialization in Digital Technologies and Education 3.0, the following portfolio aims to present the didactic sequences elaborated during the course. Five didactic sequences (SDs) were produced from different contents of Physical Education such as games and play, athletics, sports rules and physical activity and health always using some technological resource in order to arouse greater interest and participation of students. that are always connected to technology. Noteworthy is the first SD developed at the school that was “Stop Motion in Physical Education: Healthy Life”, where the scenes were recorded in school space with the participation of the classes of the third year of high school in a state school of Contagem/MG. With this work, it is clear that the use of SD in class planning is a way of organization that better guides the content to be worked and using technological resources helps to arouse greater interest and participation of students.
Subject: Educação Física - Estudo e ensino
Educação Física - Sequências didáticas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32968
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marília Gabriele Dorvalina Lopes VERSÃO FINAL FICHA CATALOGRÁFICA.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons