Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Victor Marcondes de Freitas Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800456896758538pt_BR
dc.contributor.referee1Alessandra Oliveirapt_BR
dc.creatorLuiza Siqueira Nunespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3027165474631674pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T16:58:17Z-
dc.date.available2020-03-26T16:58:17Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33001-
dc.description.abstractThis work is the result of a research carried out from the analysis of data collected during the application of a Didactic Sequence (DS) based on the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach for students of a professional technical course in Chemistry. The last stage of the didactic sequence consisted in a simulated jury on the Controversial Socioscientific Question (CSQ): “presence of contraceptive hormones in water bodies”. The main objective of the study was to analyze the possible states of the world outlined by the students during the simulation; and to characterize the emergence of collateral realities. The ActorNetwork Theory (ANT) was the theoretical / methodological tool used for data analysis. As a result, it was verified the presence of five possible world states conjectured by the teams of student representatives of each of the interlocutors involved in the controversial matrix, and the emergence of a collateral reality that emerged from the confluence of the five world possibilities negotiated during the debate.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir da análise de dados coletados durante a aplicação de uma Sequência Didática (SD) fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para alunos de um curso técnico profissionalizante em Química. A última etapa da sequência didática consistiu na realização de um júri simulado sobre a Questão Sociocientífica Controversa (QSC): “presença dos hormônios anticoncepcionais nos corpos d’água”. O estudo teve como objetivo principal analisar os estados possíveis de mundo delineados pelos alunos durante a simulação; e caracterizar o surgimento de realidades colaterais. A Teoria Ator-Rede (TAR) foi a ferramenta teórica/metodológica utilizada para análise dos dados. Como resultado, constatou-se a presença de cinco estados de mundo possíveis conjecturados pelas equipes de estudantes representantes e cada um dos interlocutores envolvidos na matriz polêmica, e o surgimento de uma realidade coleral que emergiu da confluência das cinco possibilidades de mundo negociados durante o debate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)pt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Rede (TAR)pt_BR
dc.subjectQuestão sociocientífica controversa (QSC)pt_BR
dc.subjectEstados possíveis de mundopt_BR
dc.subjectJúri simuladopt_BR
dc.subject.otherEnsino técnicopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherHormôniospt_BR
dc.subject.otherAnticoncepcionaispt_BR
dc.subject.otherÀguapt_BR
dc.titleHormônios na água : os estados possíveis de mundo fabricados por estudantes de um curso técnico em Química no debate sobre uma questão sociocientífica controversa (QSC)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Luiza Nunes Completo.pdfMonografia Luiza Nunes Completo1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons