Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33037
Tipo: Dissertação
Título: A ortografia nos livros didáticos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Autor(es): Ana Luiza de Souza Couto
primer Tutor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
primer miembro del tribunal : Leandra Batista Antunes
Segundo miembro del tribunal: Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
Resumen: A dificuldade de ensinar e aprender ortografia é a realidade nas escolas brasileiras. Tendo em vista que o livro didático atua como aliado do professor na sala de aula, viu-se pertinente a análise de como ocorre a abordagem da ortografia nos livros didáticos. Visto isso, esta pesquisa objetivou refletir sobre a abordagem da ortografia dos livros didáticos do 6º e 7º anos aprovados no PNLD 2017. Como objetivos específicos, esta pesquisa buscou: refletir sobre a abordagem da ortografia nos documentos educacionais oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); analisar os conteúdos ortográficos dos livros; e avaliar como o manual do professor orienta o docente acerca do trabalho com a ortografia. O arcabouço teórico da pesquisa é a teoria da Integração de Múltiplos Padrões (IMP), postulada por Treiman e Kessler (2014), além dos estudos de Treiman (2017) e Treiman (2018), os quais defendem que a aprendizagem da ortografia deve ocorrer por múltiplos padrões, sempre considerando a relação entre grafia e sentido. Atrelado a estes trabalhos, foram utilizados os estudos de Morais (2010) e Soares (2018), que refletem sobre as relações regulares e irregulares da ortografia do português. Como metodologia foi utilizada a análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos ortográficos apresentados nos livros e a descrição dos documentos educacionais oficiais (PCNs, PNLD e BNCC). Como resultados, a pesquisa identificou que os documentos educacionais abordam a ortografia, de modo geral, mas não apontam caminhos mais específicos para a prática, tampouco o tratamento com as dificuldades específicas. Em relação aos livros didáticos, há coleções que realizam um trabalho reflexivo com a ortografia, com atividades que motivam os alunos a refletirem sobre os aspectos ortográficos do português. Em contrapartida, há coleções que ainda são pautadas no ensino mecânico e transmissivo, em que a memorização é priorizada em detrimento da compreensão e generalizações. Além disso, as coleções priorizam o desenvolvimento das irregularidades ortográficas e/ou acentuação, as instruções acerca das regularidades diretas e regularidades contextuais são mínimas. O trabalho com a ortografia frequentemente fora do texto e sem priorizar as regularidades e a compreensão das regras quando estas existem leva a diminuição do protagonismo do aluno e de seu papel direto como construtor de conhecimento.
Abstract: The difficulty of teaching and learning spelling is the reality in the rooms of Brazilian public schools. Bearing in mind that the textbook acts as an ally of the teacher in the classroom, the analysis of how the spelling approach in textbooks is relevant. In view of this, this research aimed to reflect on the spelling approach of the sixth and seventh years textbooks approved in the PNLD 2017. As specific objectives, this research sought to: identify the spelling in educational documents, os Parâmetros Curriculares Nacionais [National Curricular Parameters] (PCNs), Programa Nacional do Livro Didático [National Textbook Program] (PNLD), Base Nacional Comum Curricular [National Curricular Common Base] (BNCC); analyze the spelling contents of books; evaluate how the teacher's manual guides the teacher about working with spelling. The theoretical framework of the research is the Integration of Multiple Patterns (IMP), theory, postulated by Treiman and Kessler (2014), in addition to the studies by Treiman (2017) and Treiman (2018), who argue that the learning of spelling should occur by multiple patterns, always considering the relationship between spelling and meaning. Linked to these works, the studies by Morais (2010) and Soares (2018) were used, which reflect on the regular and irregular relations of Portuguese spelling. The methodology used are a qualitative and quantitative analysis of the orthographic content and the description of the official educational documents (PCNs, PNLD and BNCC). As a result, the research identified that the educational documents address spelling in general, but don’t point to more specific paths for practice, nor the treatment with specific difficulties. In relation to textbooks, there are collections that carry out reflective work with spelling, with activities that motivate students to reflect on the orthographic aspects of Portuguese. On the other hand, there are collections that are still based on mechanical and transmissive teaching, where memorization is prioritized at the expense of understanding and generalizations. In addition, collections prioritize the development of orthographic irregularities and / or accentuation, instructions on contextual regularities and regularities are minimal. The work with spelling often outside the text and without prioritizing regularities and understanding the rules when they exist leads to a decrease in the student's role and his direct role as a knowledge builder.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Língua portuguesa – Ortografia
Livros didáticos – Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33037
Fecha del documento: 17-feb-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
COUTO(2020)_ Ortografia no livros didáticos do 6º e 7º anos do EF.pdf5.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons