Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33037
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniela Mara Lima Oliveira Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3932133977921090pt_BR
dc.contributor.referee1Leandra Batista Antunespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Paula Campos Cavalcanti Soarespt_BR
dc.creatorAna Luiza de Souza Coutopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0213438257148039pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-27T22:06:57Z-
dc.date.available2020-03-27T22:06:57Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33037-
dc.description.abstractThe difficulty of teaching and learning spelling is the reality in the rooms of Brazilian public schools. Bearing in mind that the textbook acts as an ally of the teacher in the classroom, the analysis of how the spelling approach in textbooks is relevant. In view of this, this research aimed to reflect on the spelling approach of the sixth and seventh years textbooks approved in the PNLD 2017. As specific objectives, this research sought to: identify the spelling in educational documents, os Parâmetros Curriculares Nacionais [National Curricular Parameters] (PCNs), Programa Nacional do Livro Didático [National Textbook Program] (PNLD), Base Nacional Comum Curricular [National Curricular Common Base] (BNCC); analyze the spelling contents of books; evaluate how the teacher's manual guides the teacher about working with spelling. The theoretical framework of the research is the Integration of Multiple Patterns (IMP), theory, postulated by Treiman and Kessler (2014), in addition to the studies by Treiman (2017) and Treiman (2018), who argue that the learning of spelling should occur by multiple patterns, always considering the relationship between spelling and meaning. Linked to these works, the studies by Morais (2010) and Soares (2018) were used, which reflect on the regular and irregular relations of Portuguese spelling. The methodology used are a qualitative and quantitative analysis of the orthographic content and the description of the official educational documents (PCNs, PNLD and BNCC). As a result, the research identified that the educational documents address spelling in general, but don’t point to more specific paths for practice, nor the treatment with specific difficulties. In relation to textbooks, there are collections that carry out reflective work with spelling, with activities that motivate students to reflect on the orthographic aspects of Portuguese. On the other hand, there are collections that are still based on mechanical and transmissive teaching, where memorization is prioritized at the expense of understanding and generalizations. In addition, collections prioritize the development of orthographic irregularities and / or accentuation, instructions on contextual regularities and regularities are minimal. The work with spelling often outside the text and without prioritizing regularities and understanding the rules when they exist leads to a decrease in the student's role and his direct role as a knowledge builder.pt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de ensinar e aprender ortografia é a realidade nas escolas brasileiras. Tendo em vista que o livro didático atua como aliado do professor na sala de aula, viu-se pertinente a análise de como ocorre a abordagem da ortografia nos livros didáticos. Visto isso, esta pesquisa objetivou refletir sobre a abordagem da ortografia dos livros didáticos do 6º e 7º anos aprovados no PNLD 2017. Como objetivos específicos, esta pesquisa buscou: refletir sobre a abordagem da ortografia nos documentos educacionais oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); analisar os conteúdos ortográficos dos livros; e avaliar como o manual do professor orienta o docente acerca do trabalho com a ortografia. O arcabouço teórico da pesquisa é a teoria da Integração de Múltiplos Padrões (IMP), postulada por Treiman e Kessler (2014), além dos estudos de Treiman (2017) e Treiman (2018), os quais defendem que a aprendizagem da ortografia deve ocorrer por múltiplos padrões, sempre considerando a relação entre grafia e sentido. Atrelado a estes trabalhos, foram utilizados os estudos de Morais (2010) e Soares (2018), que refletem sobre as relações regulares e irregulares da ortografia do português. Como metodologia foi utilizada a análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos ortográficos apresentados nos livros e a descrição dos documentos educacionais oficiais (PCNs, PNLD e BNCC). Como resultados, a pesquisa identificou que os documentos educacionais abordam a ortografia, de modo geral, mas não apontam caminhos mais específicos para a prática, tampouco o tratamento com as dificuldades específicas. Em relação aos livros didáticos, há coleções que realizam um trabalho reflexivo com a ortografia, com atividades que motivam os alunos a refletirem sobre os aspectos ortográficos do português. Em contrapartida, há coleções que ainda são pautadas no ensino mecânico e transmissivo, em que a memorização é priorizada em detrimento da compreensão e generalizações. Além disso, as coleções priorizam o desenvolvimento das irregularidades ortográficas e/ou acentuação, as instruções acerca das regularidades diretas e regularidades contextuais são mínimas. O trabalho com a ortografia frequentemente fora do texto e sem priorizar as regularidades e a compreensão das regras quando estas existem leva a diminuição do protagonismo do aluno e de seu papel direto como construtor de conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectMúltiplos Padrõespt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Ortografiapt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos – Avaliaçãopt_BR
dc.titleA ortografia nos livros didáticos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COUTO(2020)_ Ortografia no livros didáticos do 6º e 7º anos do EF.pdf5.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons