Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Professora Doutora Carla Lúcia Goulart Constant Alcoforadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452331156382895pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Professora Doutora Salete Maria de Fátima Silqueira Müllerpt_BR
dc.contributor.referee1Professora Carla Lúcia Goulart Constant Alcoforadopt_BR
dc.contributor.referee2Professor Doutor Marco Antonio Gomespt_BR
dc.creatorValdirene Oliveira Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3793482750133490pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T14:30:49Z-
dc.date.available2020-04-03T14:30:49Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33098-
dc.description.resumoComo Fonoaudióloga atuante principalmente na área da voz, percebi através de conversa informal e observação, que grande parte dos professores voluntários do Projeto Incluir não possui conhecimento sobre as alterações e riscos causados pelos problemas de abusos vocais. Diante das observações, o papel do fonoaudiólogo é prevenir ,restabelecer ou reabilitar o aparelho fonador para contribuir na produção de uma voz saudável, assim a falta conscientização dos voluntários principalmente professores que trabalham no setor sobre uso adequado da voz nos leva a refletir e indagar sobre a importância do auto - cuidado. Portanto o objetivo desse trabalho é realizar um processo educativo com foco em cuidados na saúde vocal, mostrando a importância da atuação fonoaudiológica aos professores voluntários que participam do corpo da equipe do Projeto Incluir na escola de Engenharia da UFMG. Essa proposta refere-se ao problema priorizado “sobre os cuidados com a voz: E contribuição na melhoria da qualidade da voz dos professores atuantes no Projeto Incluir na escola de engenharia da UFMG”, para o qual se registra uma descrição, explicação e seleção de seus nós críticos. Espera- se que ao final do processo, os professores voluntários do Projeto Incluir possam se sentirem estimulados a participar de programas educativos buscando o aprimoramento da atuação na instituição, que adotem como rotina diária a orientação sobre utilização das técnicas de prevenção, participem de ações de educativas em saúde vocal e de produções científicas, a fim de se manterem atualizados sobre o assunto, buscando sempre melhor qualidade na saúde da voz.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectVoz Profissionalpt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherQualidade da Vozpt_BR
dc.subject.otherFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.otherPrega Vocalpt_BR
dc.titleProjeto de intervenção sobre os cuidados com a voz: contribuição na melhoria da qualidade da voz dos professores atuantes no “PROJETO INCLUIR” na Escola de Engenharia da UFMGpt_BR
dc.title.alternativeIntervention Project on Voice Care: Contribution to the Improvement of the Voice Quality of Teachers Acting in “PROJETO INCLUIR” at UFMG School of Engineeringpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDIRENE OLIVEIRA SANTOS (1).pdfPROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE OS CUIDADOS COM A VOZ: CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DA QUALIDADE DA VOZ DOS PROFESSORES ATUANTES NO “PROJETO INCLUIR” NA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG154.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.