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http://hdl.handle.net/1843/33105
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Apoio familiar em psicoterapia de crianças e adolescentes de uma organização da sociedade civil de Belo Horizonte |
Autor(es): | Thaís Lorrayne da Paixão Vieira |
Primeiro Orientador: | Salete Maria de Fátima Silqueira Müller |
Primeiro Coorientador: | Vinicius dos Reis Silva |
Primeiro membro da banca : | Salete Maria de Fátima Silqueira Müller |
Segundo membro da banca: | Roosevelt da Silva Bastos |
Resumo: | Este estudo busca desenvolver uma ação educativa de integração da família, isto é, pais e/ou responsáveis para colaborarem com o tratamento psicoterapêutico de seus filhos - crianças e/ou adolescentes em uma (OSC) Organização da Sociedade Civil de Belo Horizonte. O desenvolvimento deste projeto de intervenção deu-se a partir da experiência vivenciada nesta organização como psicóloga voluntária, e a partir daí, pelos desafios colocados para possíveis evoluções dos casos atendidos. O lugar dos pais e/ou responsáveis tem um sentido importante na psicoterapia dos filhos. Assim sendo, este projeto de intervenção se justifica por tratar-se de um público vulnerável, que atravessa riscos e vulnerabilidades sociais e psíquicas devido ao contexto social em que se encontram, e ainda assim, demonstram movimentos direcionados ao desejo pelo tratamento psicoterapêutico. O objetivo geral deste projeto de intervenção é promover a integração da família ao processo psicoterapêutico de suas crianças ou adolescentes. Os objetivos específicos são: criar um contexto de diálogo sobre psicoterapia, potencializando a participação por meio de rodas de conversa; possibilitar a reflexão sobre a importância do apoio ao educando/paciente neste processo psicoterapêutico, e por fim, apresentar a importância do vínculo ou parceria entre psicólogo e família, sempre relacionando o contexto de vida dos participantes. A metodologia utilizada será participativa e a técnica de rodas de conversa. Assim, por meio dessa ação educativa, espera-se que os pais e/ou responsáveis como participantes, se sensibilizem em relação ao seu lugar na psicoterapia dos filhos para que possam traçar alianças colaborativas com o psicólogo. |
Assunto: | Psicoterapia Criança Adolescente Pais Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33105 |
Data do documento: | 14-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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