Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33105
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Apoio familiar em psicoterapia de crianças e adolescentes de uma organização da sociedade civil de Belo Horizonte
Autor(es): Thaís Lorrayne da Paixão Vieira
Primeiro Orientador: Salete Maria de Fátima Silqueira Müller
Primeiro Coorientador: Vinicius dos Reis Silva
Primeiro membro da banca : Salete Maria de Fátima Silqueira Müller
Segundo membro da banca: Roosevelt da Silva Bastos
Resumo: Este estudo busca desenvolver uma ação educativa de integração da família, isto é, pais e/ou responsáveis para colaborarem com o tratamento psicoterapêutico de seus filhos - crianças e/ou adolescentes em uma (OSC) Organização da Sociedade Civil de Belo Horizonte. O desenvolvimento deste projeto de intervenção deu-se a partir da experiência vivenciada nesta organização como psicóloga voluntária, e a partir daí, pelos desafios colocados para possíveis evoluções dos casos atendidos. O lugar dos pais e/ou responsáveis tem um sentido importante na psicoterapia dos filhos. Assim sendo, este projeto de intervenção se justifica por tratar-se de um público vulnerável, que atravessa riscos e vulnerabilidades sociais e psíquicas devido ao contexto social em que se encontram, e ainda assim, demonstram movimentos direcionados ao desejo pelo tratamento psicoterapêutico. O objetivo geral deste projeto de intervenção é promover a integração da família ao processo psicoterapêutico de suas crianças ou adolescentes. Os objetivos específicos são: criar um contexto de diálogo sobre psicoterapia, potencializando a participação por meio de rodas de conversa; possibilitar a reflexão sobre a importância do apoio ao educando/paciente neste processo psicoterapêutico, e por fim, apresentar a importância do vínculo ou parceria entre psicólogo e família, sempre relacionando o contexto de vida dos participantes. A metodologia utilizada será participativa e a técnica de rodas de conversa. Assim, por meio dessa ação educativa, espera-se que os pais e/ou responsáveis como participantes, se sensibilizem em relação ao seu lugar na psicoterapia dos filhos para que possam traçar alianças colaborativas com o psicólogo.
Assunto: Psicoterapia
Criança
Adolescente
Pais
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33105
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

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