Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33105
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dc.contributor.advisor1Salete Maria de Fátima Silqueira Müllerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5175647212869889pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vinicius dos Reis Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Salete Maria de Fátima Silqueira Müllerpt_BR
dc.contributor.referee2Roosevelt da Silva Bastospt_BR
dc.creatorThaís Lorrayne da Paixão Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393503809052528pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T15:44:18Z-
dc.date.available2020-04-03T15:44:18Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33105-
dc.description.resumoEste estudo busca desenvolver uma ação educativa de integração da família, isto é, pais e/ou responsáveis para colaborarem com o tratamento psicoterapêutico de seus filhos - crianças e/ou adolescentes em uma (OSC) Organização da Sociedade Civil de Belo Horizonte. O desenvolvimento deste projeto de intervenção deu-se a partir da experiência vivenciada nesta organização como psicóloga voluntária, e a partir daí, pelos desafios colocados para possíveis evoluções dos casos atendidos. O lugar dos pais e/ou responsáveis tem um sentido importante na psicoterapia dos filhos. Assim sendo, este projeto de intervenção se justifica por tratar-se de um público vulnerável, que atravessa riscos e vulnerabilidades sociais e psíquicas devido ao contexto social em que se encontram, e ainda assim, demonstram movimentos direcionados ao desejo pelo tratamento psicoterapêutico. O objetivo geral deste projeto de intervenção é promover a integração da família ao processo psicoterapêutico de suas crianças ou adolescentes. Os objetivos específicos são: criar um contexto de diálogo sobre psicoterapia, potencializando a participação por meio de rodas de conversa; possibilitar a reflexão sobre a importância do apoio ao educando/paciente neste processo psicoterapêutico, e por fim, apresentar a importância do vínculo ou parceria entre psicólogo e família, sempre relacionando o contexto de vida dos participantes. A metodologia utilizada será participativa e a técnica de rodas de conversa. Assim, por meio dessa ação educativa, espera-se que os pais e/ou responsáveis como participantes, se sensibilizem em relação ao seu lugar na psicoterapia dos filhos para que possam traçar alianças colaborativas com o psicólogo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicoterapia de crianças e adolescentespt_BR
dc.subjectParticipação dos paispt_BR
dc.subjectAliança colaborativa entre os pais e psicólogopt_BR
dc.subject.otherPsicoterapiapt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherPaispt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleApoio familiar em psicoterapia de crianças e adolescentes de uma organização da sociedade civil de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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