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http://hdl.handle.net/1843/33105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Salete Maria de Fátima Silqueira Müller | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5175647212869889 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Vinicius dos Reis Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salete Maria de Fátima Silqueira Müller | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Roosevelt da Silva Bastos | pt_BR |
dc.creator | Thaís Lorrayne da Paixão Vieira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2393503809052528 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T15:44:18Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T15:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33105 | - |
dc.description.resumo | Este estudo busca desenvolver uma ação educativa de integração da família, isto é, pais e/ou responsáveis para colaborarem com o tratamento psicoterapêutico de seus filhos - crianças e/ou adolescentes em uma (OSC) Organização da Sociedade Civil de Belo Horizonte. O desenvolvimento deste projeto de intervenção deu-se a partir da experiência vivenciada nesta organização como psicóloga voluntária, e a partir daí, pelos desafios colocados para possíveis evoluções dos casos atendidos. O lugar dos pais e/ou responsáveis tem um sentido importante na psicoterapia dos filhos. Assim sendo, este projeto de intervenção se justifica por tratar-se de um público vulnerável, que atravessa riscos e vulnerabilidades sociais e psíquicas devido ao contexto social em que se encontram, e ainda assim, demonstram movimentos direcionados ao desejo pelo tratamento psicoterapêutico. O objetivo geral deste projeto de intervenção é promover a integração da família ao processo psicoterapêutico de suas crianças ou adolescentes. Os objetivos específicos são: criar um contexto de diálogo sobre psicoterapia, potencializando a participação por meio de rodas de conversa; possibilitar a reflexão sobre a importância do apoio ao educando/paciente neste processo psicoterapêutico, e por fim, apresentar a importância do vínculo ou parceria entre psicólogo e família, sempre relacionando o contexto de vida dos participantes. A metodologia utilizada será participativa e a técnica de rodas de conversa. Assim, por meio dessa ação educativa, espera-se que os pais e/ou responsáveis como participantes, se sensibilizem em relação ao seu lugar na psicoterapia dos filhos para que possam traçar alianças colaborativas com o psicólogo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapia de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject | Aliança colaborativa entre os pais e psicólogo | pt_BR |
dc.subject.other | Psicoterapia | pt_BR |
dc.subject.other | Criança | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Pais | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia | pt_BR |
dc.title | Apoio familiar em psicoterapia de crianças e adolescentes de uma organização da sociedade civil de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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THAÍS LORRAYNE DA PAIXÃO VIEIRA.pdf | 149.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
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