Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33141
Type: Monografia (especialização)
Title: A acessibilidade nos processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita
Authors: Ana Carolina Mafra Sanches
First Advisor: Terezinha Cristina da Costa Rocha
First Referee: Maria José Francisco de Souza
Abstract: Esse trabalho tem como tema as práticas pedagógicas voltadas para a acessibilidade e inclusão, com foco especial no ensino da leitura e da escrita. O objetivo geral do estudo foi compreender como é possível promover acessibilidade na prática pedagógica para estudantes com e sem deficiência no contexto de uma sala de aula, especialmente nos processos de ensino-aprendizado da leitura e da escrita. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante e o desenvolvimento de uma sequência didática aplicada para toda a turma. O objetivo de aprendizagem eleito para a sequência didática foi “estimular os alunos a ler e escrever palavras com sílabas canônicas e não canônicas, realizando a divisão silábica adequadamente”. A pesquisa foi realizada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, composta de 25 crianças na faixa etária de 9 a 10 anos. A escolha dessa turma se deu por nela ter uma criança com deficiência intelectual que estava no nível silábico alfabético de escrita. Os resultados indicaram que, através do processo de intervenção, as crianças conseguiram realizar ou cumprir o objetivo de aprendizagem da sequência didática. Foi possível notar, também, certa necessidade de reavaliação nas práticas pedagógicas realizadas no cotidiano da sala de aula, de forma a torná-las acessíveis a todos.
Subject: Incapacidade intelectual
Alfabetização
Educação inclusiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33141
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Educação Inclusiva.pdf591.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.