Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33166
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Construindo olhares e aprendizagem a partir das relações de gênero : a mulher protagonista de sua própria história
Autor(es): Marilene Nazaré Carlos de Oliveira
Primeiro Orientador: Isabela Saraiva de Queiroz
Primeiro membro da banca : Jaiza Pollyanna Dias da Cruz Rocha
Segundo membro da banca: Bárbara Gonçalves
Resumo: O presente trabalho originou do interesse em desenvolver e aplicar atividades na sala de aula que possam favorecer a discussão sobre o gênero dentro da escola, com ênfase na compreensão das relações entre homens e mulheres buscando provocar e ampliar um olhar positivo sobre essas relações de forma a levar os estudantes e docentes a repensarem suas práticas cotidianas principalmente combatendo o preconceito e situações de violência contra a mulher, alicerçadas culturalmente ao longo do tempo. A escolha da comunidade do Alto Vera Cruz vem da experiência e contato com estudantes das diversas idades e que trouxeram à luz do fazer escolar situações que mostram o quanto as diferenças podem implicar em atos violentos principalmente contra a mulher. O contato com situações complexas de violência percebidas demonstram o quanto a questão precisa ser trabalhada e discutida urgentemente para proporcionar novas relações de convivência entre nossos estudantes e suas famílias, além de provocar nos docentes a necessidade de rever suas práticas e trabalhar em suas disciplinas a temática de gênero e a diversidade na escola. O papel dos professores é transformador e deve ser considerado como fundamental nesse processo. Por isso, o presente estudo, busca não só promover ações e favorecer a discussão da temática de gênero no interior da escola, mas também possibilitar a mudança de comportamento entre os adolescentes, assim como provocar os professores a incluírem em seus conteúdos e disciplinas a temática aqui discutida, contribuindo assim para uma educação de qualidade e de respeito às diferenças. Ao buscar parcerias e envolver os equipamentos locais abrimos a possibilidade para trabalhar em favor das políticas públicas de inclusão social, cujo governo é corresponsável por efetivar mudanças que atendam à sociedade e contribuam na formação desses sujeitos de direito, cidadãos desse território.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33166
Data do documento: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilene - TCC Relações de Gênero - a mulher protagonista.pdf917.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.