Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabela Saraiva de Queirozpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352265290690280pt_BR
dc.contributor.referee1Jaiza Pollyanna Dias da Cruz Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Bárbara Gonçalvespt_BR
dc.creatorMarilene Nazaré Carlos de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757790104640176pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:01:37Z-
dc.date.available2020-04-08T15:01:37Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33166-
dc.description.resumoO presente trabalho originou do interesse em desenvolver e aplicar atividades na sala de aula que possam favorecer a discussão sobre o gênero dentro da escola, com ênfase na compreensão das relações entre homens e mulheres buscando provocar e ampliar um olhar positivo sobre essas relações de forma a levar os estudantes e docentes a repensarem suas práticas cotidianas principalmente combatendo o preconceito e situações de violência contra a mulher, alicerçadas culturalmente ao longo do tempo. A escolha da comunidade do Alto Vera Cruz vem da experiência e contato com estudantes das diversas idades e que trouxeram à luz do fazer escolar situações que mostram o quanto as diferenças podem implicar em atos violentos principalmente contra a mulher. O contato com situações complexas de violência percebidas demonstram o quanto a questão precisa ser trabalhada e discutida urgentemente para proporcionar novas relações de convivência entre nossos estudantes e suas famílias, além de provocar nos docentes a necessidade de rever suas práticas e trabalhar em suas disciplinas a temática de gênero e a diversidade na escola. O papel dos professores é transformador e deve ser considerado como fundamental nesse processo. Por isso, o presente estudo, busca não só promover ações e favorecer a discussão da temática de gênero no interior da escola, mas também possibilitar a mudança de comportamento entre os adolescentes, assim como provocar os professores a incluírem em seus conteúdos e disciplinas a temática aqui discutida, contribuindo assim para uma educação de qualidade e de respeito às diferenças. Ao buscar parcerias e envolver os equipamentos locais abrimos a possibilidade para trabalhar em favor das políticas públicas de inclusão social, cujo governo é corresponsável por efetivar mudanças que atendam à sociedade e contribuam na formação desses sujeitos de direito, cidadãos desse território.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto de intervençãopt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.titleConstruindo olhares e aprendizagem a partir das relações de gênero : a mulher protagonista de sua própria históriapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilene - TCC Relações de Gênero - a mulher protagonista.pdf917.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.