Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33180
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Preto, mulato, negro ou pardo : alunos em distorção na rede pública de Belo Horizonte
Autor(es): Júlia Tiemi Sado
Primeiro Orientador: Sérgio Dias Cirino
Primeiro Coorientador: Thalita Rodrigues
Resumo: Esse trabalho por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental tem como objeto de análise o processo pelo qual alunos em distorção do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte, da região do Barreiro, são classificados conforme a marca social raça/etnia em 2014. A partir da descrição da educação do negro, as formas de classificação da população brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os documentos municipais de Belo Horizonte que sejam pertinentes ao objeto estudado, buscou-se compará-los e verificar quais processos permeiam a nomeação do aluno conforme a raça/etnia e o que esses dados podem sugerir. Há um disparate entre o quantitativo de alunos negros em distorção série/idade em relação aos alunos brancos que mostram a necessidade de estudos sobre o tema raça/etnia devido ao silenciamento das informações.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33180
Data do documento: 5-Mar-2016
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