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http://hdl.handle.net/1843/33180
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Preto, mulato, negro ou pardo : alunos em distorção na rede pública de Belo Horizonte |
Autor(es): | Júlia Tiemi Sado |
Primeiro Orientador: | Sérgio Dias Cirino |
Primeiro Coorientador: | Thalita Rodrigues |
Resumo: | Esse trabalho por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental tem como objeto de análise o processo pelo qual alunos em distorção do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte, da região do Barreiro, são classificados conforme a marca social raça/etnia em 2014. A partir da descrição da educação do negro, as formas de classificação da população brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os documentos municipais de Belo Horizonte que sejam pertinentes ao objeto estudado, buscou-se compará-los e verificar quais processos permeiam a nomeação do aluno conforme a raça/etnia e o que esses dados podem sugerir. Há um disparate entre o quantitativo de alunos negros em distorção série/idade em relação aos alunos brancos que mostram a necessidade de estudos sobre o tema raça/etnia devido ao silenciamento das informações. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33180 |
Data do documento: | 5-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
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