Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sérgio Dias Cirinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814689441373913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Thalita Rodriguespt_BR
dc.creatorJúlia Tiemi Sadopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:23:12Z-
dc.date.available2020-04-08T15:23:12Z-
dc.date.issued2016-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33180-
dc.description.resumoEsse trabalho por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental tem como objeto de análise o processo pelo qual alunos em distorção do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte, da região do Barreiro, são classificados conforme a marca social raça/etnia em 2014. A partir da descrição da educação do negro, as formas de classificação da população brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os documentos municipais de Belo Horizonte que sejam pertinentes ao objeto estudado, buscou-se compará-los e verificar quais processos permeiam a nomeação do aluno conforme a raça/etnia e o que esses dados podem sugerir. Há um disparate entre o quantitativo de alunos negros em distorção série/idade em relação aos alunos brancos que mostram a necessidade de estudos sobre o tema raça/etnia devido ao silenciamento das informações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectAlunos em distorção série/idadept_BR
dc.subjectNomeação e classificaçãopt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.titlePreto, mulato, negro ou pardo : alunos em distorção na rede pública de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Júlia Sado 06_04_16.pdf6.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.