Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33180
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sérgio Dias Cirino | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5814689441373913 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Thalita Rodrigues | pt_BR |
dc.creator | Júlia Tiemi Sado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T15:23:12Z | - |
dc.date.available | 2020-04-08T15:23:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33180 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho por meio da abordagem qualitativa e das pesquisas bibliográfica e documental tem como objeto de análise o processo pelo qual alunos em distorção do ensino fundamental da prefeitura de Belo Horizonte, da região do Barreiro, são classificados conforme a marca social raça/etnia em 2014. A partir da descrição da educação do negro, as formas de classificação da população brasileira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os documentos municipais de Belo Horizonte que sejam pertinentes ao objeto estudado, buscou-se compará-los e verificar quais processos permeiam a nomeação do aluno conforme a raça/etnia e o que esses dados podem sugerir. Há um disparate entre o quantitativo de alunos negros em distorção série/idade em relação aos alunos brancos que mostram a necessidade de estudos sobre o tema raça/etnia devido ao silenciamento das informações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Alunos em distorção série/idade | pt_BR |
dc.subject | Nomeação e classificação | pt_BR |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.title | Preto, mulato, negro ou pardo : alunos em distorção na rede pública de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Sado 06_04_16.pdf | 6.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.