Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33197
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da educação infantil |
Authors: | Engrácia Maria Trópia Barreto |
First Advisor: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
First Referee: | Bárbara Bruna Moreira |
Second Referee: | Patrícia Moulin Mendonça |
Third Referee: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Abstract: | O presente trabalho foi apresentado em forma de Ensaio e nele nos propusemos a investigar a relação entre a educação infantil e as crianças em sua escolarização e as questões de gênero e sexualidade. Procuramos discorrer sobre alguns temas pertinentes ao debate – gênero e sexualidade – trazendo algumas referências conceituais importantes na caracterização de alguns aspectos que envolvem a problemática aqui tratada. Investigamos na legislação brasileira, que regula a área da Educação, questões sobre gênero e sexualidade que respaldassem o trabalho de professoras/es. Investigamos também teorias e práticas pedagógicas que pudessem (des)construir a desigualdade de gênero e o respeito pelo corpo de meninos e meninas, contribuindo para a formação integral das crianças, com vistas a construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e justa. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33197 |
Issue Date: | 20-May-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da Educação Infantil.pdf | 299.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.