Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33197
Type: Monografia (especialização)
Title: A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da educação infantil
Authors: Engrácia Maria Trópia Barreto
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Referee: Bárbara Bruna Moreira
Second Referee: Patrícia Moulin Mendonça
Third Referee: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: O presente trabalho foi apresentado em forma de Ensaio e nele nos propusemos a investigar a relação entre a educação infantil e as crianças em sua escolarização e as questões de gênero e sexualidade. Procuramos discorrer sobre alguns temas pertinentes ao debate – gênero e sexualidade – trazendo algumas referências conceituais importantes na caracterização de alguns aspectos que envolvem a problemática aqui tratada. Investigamos na legislação brasileira, que regula a área da Educação, questões sobre gênero e sexualidade que respaldassem o trabalho de professoras/es. Investigamos também teorias e práticas pedagógicas que pudessem (des)construir a desigualdade de gênero e o respeito pelo corpo de meninos e meninas, contribuindo para a formação integral das crianças, com vistas a construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e justa.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33197
Issue Date: 20-May-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da Educação Infantil.pdf299.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.