Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33236
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A coordenação pedagógica como apoio ao professor na inclusão de estudantes com deficiência |
Autor(es): | Patrícia Sabina dos Santos |
Primeiro Orientador: | Érika Lourenço |
Primeiro membro da banca : | Deolinda Armani Turci |
Resumo: | A Rede Municipal de Belo Horizonte propõe como diretriz para suas escolas o acolhimento e inclusão de toda diversidade, dentre elas as pessoas com deficiência. Este projeto de intervenção foi elaborado pela necessidade observada em uma das unidades desta rede. Localizada na Região do Barreiro, a escola atende um número expressivo de estudantes com deficiências e transtornos. Para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento destes estudantes é necessário um olhar atento e flexível da equipe de professores. Atuando na Coordenação Pedagógica desta escola, observei preocupações e angústias em relação ao ensino ministrado aos estudantes com deficiência. A equipe de professores, em grande maioria, acolhe a diversidade e buscam formas de adaptar e flexibilizar o currículo, a fim de melhorar a prática pedagógica com ações mais inclusivas. As deficiências e transtornos trazem desafios para o ambiente escolar, exigindo adequações físicas e pedagógicas, recursos para acessibilidade, adaptações e flexibilização do currículo. Considerando esta necessidade, no intuito de dar apoio a equipe de professores foi construído o Projeto de Intervenção ACPP - Análise Crítica da Prática Pedagógica. Na prática as ações incluem a sensibilização da equipe, estudos das deficiências e transtornos, elaboração de atividades adaptadas, e, um informativo com orientações para a inclusão dos estudantes com deficiência na rotina pedagógica escolar. |
Assunto: | Educação inclusiva Professores - Formação Escolas - Organização e administração |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33236 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRICIA SABINA DOS SANTOS.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.