Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Érika Lourençopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333855493250078pt_BR
dc.contributor.referee1Deolinda Armani Turcipt_BR
dc.creatorPatrícia Sabina dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073210007282988pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T14:52:14Z-
dc.date.available2020-04-09T14:52:14Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33236-
dc.description.resumoA Rede Municipal de Belo Horizonte propõe como diretriz para suas escolas o acolhimento e inclusão de toda diversidade, dentre elas as pessoas com deficiência. Este projeto de intervenção foi elaborado pela necessidade observada em uma das unidades desta rede. Localizada na Região do Barreiro, a escola atende um número expressivo de estudantes com deficiências e transtornos. Para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento destes estudantes é necessário um olhar atento e flexível da equipe de professores. Atuando na Coordenação Pedagógica desta escola, observei preocupações e angústias em relação ao ensino ministrado aos estudantes com deficiência. A equipe de professores, em grande maioria, acolhe a diversidade e buscam formas de adaptar e flexibilizar o currículo, a fim de melhorar a prática pedagógica com ações mais inclusivas. As deficiências e transtornos trazem desafios para o ambiente escolar, exigindo adequações físicas e pedagógicas, recursos para acessibilidade, adaptações e flexibilização do currículo. Considerando esta necessidade, no intuito de dar apoio a equipe de professores foi construído o Projeto de Intervenção ACPP - Análise Crítica da Prática Pedagógica. Na prática as ações incluem a sensibilização da equipe, estudos das deficiências e transtornos, elaboração de atividades adaptadas, e, um informativo com orientações para a inclusão dos estudantes com deficiência na rotina pedagógica escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica como apoio ao professor na inclusão de estudantes com deficiênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRICIA SABINA DOS SANTOS.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.