Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33236
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Érika Lourenço | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9333855493250078 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Deolinda Armani Turci | pt_BR |
dc.creator | Patrícia Sabina dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7073210007282988 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T14:52:14Z | - |
dc.date.available | 2020-04-09T14:52:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33236 | - |
dc.description.resumo | A Rede Municipal de Belo Horizonte propõe como diretriz para suas escolas o acolhimento e inclusão de toda diversidade, dentre elas as pessoas com deficiência. Este projeto de intervenção foi elaborado pela necessidade observada em uma das unidades desta rede. Localizada na Região do Barreiro, a escola atende um número expressivo de estudantes com deficiências e transtornos. Para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento destes estudantes é necessário um olhar atento e flexível da equipe de professores. Atuando na Coordenação Pedagógica desta escola, observei preocupações e angústias em relação ao ensino ministrado aos estudantes com deficiência. A equipe de professores, em grande maioria, acolhe a diversidade e buscam formas de adaptar e flexibilizar o currículo, a fim de melhorar a prática pedagógica com ações mais inclusivas. As deficiências e transtornos trazem desafios para o ambiente escolar, exigindo adequações físicas e pedagógicas, recursos para acessibilidade, adaptações e flexibilização do currículo. Considerando esta necessidade, no intuito de dar apoio a equipe de professores foi construído o Projeto de Intervenção ACPP - Análise Crítica da Prática Pedagógica. Na prática as ações incluem a sensibilização da equipe, estudos das deficiências e transtornos, elaboração de atividades adaptadas, e, um informativo com orientações para a inclusão dos estudantes com deficiência na rotina pedagógica escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | A coordenação pedagógica como apoio ao professor na inclusão de estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PATRICIA SABINA DOS SANTOS.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.