Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33261
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma ação da coordenação pedagógica em uma turma indisciplinada
Autor(es): Ana Cláudia Caetana Gonçalves Maciel
primer Tutor: Maria José Batista Pinto Flores
primer miembro del tribunal : Heli Sabino de Oliveira
Resumen: Este trabalho teve como objetivo compreender a relação entre a indisciplina e aprendizagem escolar estabelecida pelos estudantes, professores e pais no contexto de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. O interesse por essa investigação se deu quando professores, em momentos coletivos, relatavam a preocupação com o rendimento escolar da referida turma frente à indisciplina apresentada diariamente, uma vez que docentes queixavam que se perdia parte das aulas ministradas para intervir na indisciplina dos discentes. Para isso, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder a seguinte questão: de que forma a indisciplina é vista pelos estudantes, pais e professores de uma turma de 6º ano considerada indisciplinada no cotidiano da escola? E quais questões eles relacionam com a indisciplina? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e por meio dos autores (SILVA, 2007; REGO, 1996; VASCONCELLOS, 1995; VASCONCELLOS, 2009; POOLI, 2018; LUCK, 2011) e verificamos que a indisciplina é um conceito ainda pouco explorado por pesquisadores e constitui um problema no cotidiano da escola. A partir dessas referências, realizamos uma pesquisa empírica por meio de questionário e conversas com pais, professores e estudantes da referida turma. A partir dos dados levantados, estabelecemos uma intervenção com encontros semanais com os estudantes entre os meses de agosto a outubro de 2019. Esse trabalho permitiu verificar que a percepção de pais, professores e estudantes convergem sobre o entendimento de que a indisciplina interfere negativamente na vida escolar dos estudantes. A intervenção junto ao grupo de estudantes mostrou-se muito pertinente e nos aponta a relevância da mediação da coordenação pedagógica nesse processo junto com professores, pais e estudantes. Ela requer formação que dê base teórica metodológica para maior efetividade da ação, tal como vivenciado por meio do curso Justiça Restaurativa na Escola.
Asunto: Educação
Disciplina escolar
Ambiente de sala de aula
Sociologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33261
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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