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http://hdl.handle.net/1843/33261
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Uma ação da coordenação pedagógica em uma turma indisciplinada |
Autor(es): | Ana Cláudia Caetana Gonçalves Maciel |
Primeiro Orientador: | Maria José Batista Pinto Flores |
Primeiro membro da banca : | Heli Sabino de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo compreender a relação entre a indisciplina e aprendizagem escolar estabelecida pelos estudantes, professores e pais no contexto de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. O interesse por essa investigação se deu quando professores, em momentos coletivos, relatavam a preocupação com o rendimento escolar da referida turma frente à indisciplina apresentada diariamente, uma vez que docentes queixavam que se perdia parte das aulas ministradas para intervir na indisciplina dos discentes. Para isso, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder a seguinte questão: de que forma a indisciplina é vista pelos estudantes, pais e professores de uma turma de 6º ano considerada indisciplinada no cotidiano da escola? E quais questões eles relacionam com a indisciplina? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e por meio dos autores (SILVA, 2007; REGO, 1996; VASCONCELLOS, 1995; VASCONCELLOS, 2009; POOLI, 2018; LUCK, 2011) e verificamos que a indisciplina é um conceito ainda pouco explorado por pesquisadores e constitui um problema no cotidiano da escola. A partir dessas referências, realizamos uma pesquisa empírica por meio de questionário e conversas com pais, professores e estudantes da referida turma. A partir dos dados levantados, estabelecemos uma intervenção com encontros semanais com os estudantes entre os meses de agosto a outubro de 2019. Esse trabalho permitiu verificar que a percepção de pais, professores e estudantes convergem sobre o entendimento de que a indisciplina interfere negativamente na vida escolar dos estudantes. A intervenção junto ao grupo de estudantes mostrou-se muito pertinente e nos aponta a relevância da mediação da coordenação pedagógica nesse processo junto com professores, pais e estudantes. Ela requer formação que dê base teórica metodológica para maior efetividade da ação, tal como vivenciado por meio do curso Justiça Restaurativa na Escola. |
Assunto: | Educação Disciplina escolar Ambiente de sala de aula Sociologia educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33261 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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