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http://hdl.handle.net/1843/33261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria José Batista Pinto Flores | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452355484066620 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Heli Sabino de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Ana Cláudia Caetana Gonçalves Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T18:25:12Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T18:25:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33261 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo compreender a relação entre a indisciplina e aprendizagem escolar estabelecida pelos estudantes, professores e pais no contexto de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. O interesse por essa investigação se deu quando professores, em momentos coletivos, relatavam a preocupação com o rendimento escolar da referida turma frente à indisciplina apresentada diariamente, uma vez que docentes queixavam que se perdia parte das aulas ministradas para intervir na indisciplina dos discentes. Para isso, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder a seguinte questão: de que forma a indisciplina é vista pelos estudantes, pais e professores de uma turma de 6º ano considerada indisciplinada no cotidiano da escola? E quais questões eles relacionam com a indisciplina? Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e por meio dos autores (SILVA, 2007; REGO, 1996; VASCONCELLOS, 1995; VASCONCELLOS, 2009; POOLI, 2018; LUCK, 2011) e verificamos que a indisciplina é um conceito ainda pouco explorado por pesquisadores e constitui um problema no cotidiano da escola. A partir dessas referências, realizamos uma pesquisa empírica por meio de questionário e conversas com pais, professores e estudantes da referida turma. A partir dos dados levantados, estabelecemos uma intervenção com encontros semanais com os estudantes entre os meses de agosto a outubro de 2019. Esse trabalho permitiu verificar que a percepção de pais, professores e estudantes convergem sobre o entendimento de que a indisciplina interfere negativamente na vida escolar dos estudantes. A intervenção junto ao grupo de estudantes mostrou-se muito pertinente e nos aponta a relevância da mediação da coordenação pedagógica nesse processo junto com professores, pais e estudantes. Ela requer formação que dê base teórica metodológica para maior efetividade da ação, tal como vivenciado por meio do curso Justiça Restaurativa na Escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.title | Uma ação da coordenação pedagógica em uma turma indisciplinada | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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