Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33262
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Um olhar sobre os textos escolhidos pelos professores para intervenção em turmas de alfabetização. |
Autor(es): | Silvia Ulisses de Jesus |
Primeiro Orientador: | Maria Gorete Neto |
Primeiro membro da banca : | Elizabeth Guzzo de Almeida |
Resumo: | O presente trabalho busca apresentar dados de uma pesquisa cuja motivação fora compreender o porquê de certas escolhas, em relação aos gêneros textuais, que professoras alfabetizadoras fazem para alfabetizar alunos em processo inicial de aquisição de leitura e escrita. O objetivo da pesquisa é compreender as práticas destas professoras alfabetizadoras quanto à presença e uso desses textos na sala de aula, apontando as formas como os textos são disponibilizados e acessados pelos aprendizes, bem como o impacto que causam no aprendizado destes alunos. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada a observação participativa, se embasando na pesquisa interpretativista. Como apoio teórico, recorreu-se a autores reconhecidos na área da educação, destacando-se a obra de Soares (2003; 2017); Rojo (2009), Rojo e Cordeiro (2004), Karwoski, Gaydeczka e Brito (2011) e Frade, Costa Val e Bregunci (2014). A pesquisa demonstrou o grande investimento que as professoras concentram na faceta linguística da alfabetização e a tentativa de se alfabetizar letrando através, principalmente, de sequências didáticas. Os primeiros resultados apontam que as escolhas dos textos pelas professoras são baseadas na necessidade de se trabalhar no início da alfabetização a faceta linguística. Embora se tenha percebido a qualidade literária dos textos escolhidos, ficou evidenciada a dificuldade da aplicação do conceito de alfabetizar letrando proposto pelas professoras. |
Assunto: | Alfabetização Letramento Leitura - Estudo e ensino Escrita Gêneros textuais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33262 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvia Ulisses de Jesus_AL_LASEB2019.pdf | 2.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.