Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958613344932561pt_BR
dc.contributor.referee1Elizabeth Guzzo de Almeidapt_BR
dc.creatorSilvia Ulisses de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T18:57:56Z-
dc.date.available2020-04-14T18:57:56Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33262-
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar dados de uma pesquisa cuja motivação fora compreender o porquê de certas escolhas, em relação aos gêneros textuais, que professoras alfabetizadoras fazem para alfabetizar alunos em processo inicial de aquisição de leitura e escrita. O objetivo da pesquisa é compreender as práticas destas professoras alfabetizadoras quanto à presença e uso desses textos na sala de aula, apontando as formas como os textos são disponibilizados e acessados pelos aprendizes, bem como o impacto que causam no aprendizado destes alunos. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada a observação participativa, se embasando na pesquisa interpretativista. Como apoio teórico, recorreu-se a autores reconhecidos na área da educação, destacando-se a obra de Soares (2003; 2017); Rojo (2009), Rojo e Cordeiro (2004), Karwoski, Gaydeczka e Brito (2011) e Frade, Costa Val e Bregunci (2014). A pesquisa demonstrou o grande investimento que as professoras concentram na faceta linguística da alfabetização e a tentativa de se alfabetizar letrando através, principalmente, de sequências didáticas. Os primeiros resultados apontam que as escolhas dos textos pelas professoras são baseadas na necessidade de se trabalhar no início da alfabetização a faceta linguística. Embora se tenha percebido a qualidade literária dos textos escolhidos, ficou evidenciada a dificuldade da aplicação do conceito de alfabetizar letrando proposto pelas professoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.titleUm olhar sobre os textos escolhidos pelos professores para intervenção em turmas de alfabetização.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Ulisses de Jesus_AL_LASEB2019.pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.