Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33263
Type: Monografia (especialização)
Title: A utilização de jogos como estímulo ao desenvolvimento da consciência fonológica numa turma de 4/5 anos da EMEI Urca Confisco
Authors: Cláudia Denize Braga de Araújo Silva
First Advisor: Rogério Correia da Silva
First Referee: Sara Mourão Monteiro
Abstract: Este texto relata o Plano de Ação desenvolvido numa escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Nesta etapa da escolarização, as crianças demonstram, espontaneamente, realizar reflexões sobre as palavras e estão atentas às características de sua língua. O tema consciência fonológica, aqui definido por Cardoso-Martins(1991)como a consciência dos sons das palavras que ouvimos e falamos, tem se constituído um objeto de estudo e reflexão para nós, educadores. Ao aplicar um Plano de Ação que, utilizando diariamente na rotina, jogos que possibilitem aos pequenos refletir sobre a língua falada e levantar hipóteses sobre o sistema de escrita alfabética. Ressaltamos o prazer da descoberta e ampliamos a possibilidade de aprendizagens da criança por meio da brincadeira. A proposta desenvolvida revelou que a criança pensa sobre a língua escrita e, quando estimulada, demonstra avanços nas suas hipóteses de escrita. Palavras-chave: Jogos educativos, Consciência Fonológica, Língua, Crianças-escrita.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33263
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia-Denize-de-Araujo-Silva-EL-Laseb2019 (1).pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.