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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Clube da Leitura : uma proposta de projeto institucional para mediação de leitura literária na escola
Título(s) alternativo(s): Reading Club: an institutional project proposal for literary reading mediation at school
Autor(es): Jéssica Rodrigues Romualdo
primer Tutor: Carlos Augusto Novais
primer miembro del tribunal : Telma Borges da Silva
Resumen: Este trabalho consiste no relato de uma experiência desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. É também resultado da rede de formação de articuladores de leitura promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Implica em um projeto institucional, pautado em práticas de fomento e incentivo à promoção do livro, leitura e literatura, de forma atrativa e lúdica, envolvendo os estudantes do 1º e 2º ciclo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa Escola Integrada (PEI) e do Programa Escola Aberta (PEA). A proposta pautou-se em diferentes atividades mediadas, cuja metodologia no formato pesquisa-ação, se fixou em oficinas, eventos e subprojetos para cada segmento educativo. Surgiu do desafio de compor um programa de leitura escolar que pudesse abranger toda a escola, com vistas à incursão da leitura literária como meio para ampliação das práticas institucionalizadas, bem como para a expansão e aprimoramento das ações de leitura e escrita entre os estudantes. Subsidiado especialmente pelos enfoques de letramento literário e de comunidades leitoras, defendido por Cosson (2007) e que embasou o curso de Articuladores de Leitura da SMED, o projeto teve início em 2018 e foi expandido com novas práticas e parcerias em 2019, o que convergiu para o alcance de bons resultados, já tendo sido apresentado em congressos e seminários e alcançado algumas premiações. Nomeado oficialmente como Projeto Institucional Clube da Leitura, a proposta referencia as mediações de leitura literária como práticas para ampliação do repertório cultural não somente dos alunos atendidos, mas de toda a comunidade escolar. A análise dos resultados apontou para o entendimento de que, a instauração de projetos de leitura literária em natureza institucional, demanda ações conjuntas e envolvimento coletivo. Sinaliza para a não existência de modelos prontos ou ideais de propostas de mediação de leitura, mas na demanda por atendimento às especificidades da instituição atendida. Indica a demanda por planejamento, flexibilidade e revisão contínua das ações propostas e desenvolvidas, no sentido de trabalhar a literatura de forma mais ampla, em viés artístico.
Asunto: Educação
Livros e leitura
Leitura
Literatura literária
Leitores - Formação
Escolas - Organização e administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33264
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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