Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Augusto Novaispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852539257432084pt_BR
dc.contributor.referee1Telma Borges da Silvapt_BR
dc.creatorJéssica Rodrigues Romualdopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T19:13:12Z-
dc.date.available2020-04-14T19:13:12Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33264-
dc.description.resumoEste trabalho consiste no relato de uma experiência desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. É também resultado da rede de formação de articuladores de leitura promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Implica em um projeto institucional, pautado em práticas de fomento e incentivo à promoção do livro, leitura e literatura, de forma atrativa e lúdica, envolvendo os estudantes do 1º e 2º ciclo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa Escola Integrada (PEI) e do Programa Escola Aberta (PEA). A proposta pautou-se em diferentes atividades mediadas, cuja metodologia no formato pesquisa-ação, se fixou em oficinas, eventos e subprojetos para cada segmento educativo. Surgiu do desafio de compor um programa de leitura escolar que pudesse abranger toda a escola, com vistas à incursão da leitura literária como meio para ampliação das práticas institucionalizadas, bem como para a expansão e aprimoramento das ações de leitura e escrita entre os estudantes. Subsidiado especialmente pelos enfoques de letramento literário e de comunidades leitoras, defendido por Cosson (2007) e que embasou o curso de Articuladores de Leitura da SMED, o projeto teve início em 2018 e foi expandido com novas práticas e parcerias em 2019, o que convergiu para o alcance de bons resultados, já tendo sido apresentado em congressos e seminários e alcançado algumas premiações. Nomeado oficialmente como Projeto Institucional Clube da Leitura, a proposta referencia as mediações de leitura literária como práticas para ampliação do repertório cultural não somente dos alunos atendidos, mas de toda a comunidade escolar. A análise dos resultados apontou para o entendimento de que, a instauração de projetos de leitura literária em natureza institucional, demanda ações conjuntas e envolvimento coletivo. Sinaliza para a não existência de modelos prontos ou ideais de propostas de mediação de leitura, mas na demanda por atendimento às especificidades da instituição atendida. Indica a demanda por planejamento, flexibilidade e revisão contínua das ações propostas e desenvolvidas, no sentido de trabalhar a literatura de forma mais ampla, em viés artístico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectProjetos institucionaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLivros e leiturapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura literáriapt_BR
dc.subject.otherLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleClube da Leitura : uma proposta de projeto institucional para mediação de leitura literária na escolapt_BR
dc.title.alternativeReading Club: an institutional project proposal for literary reading mediation at schoolpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Clube da Leitura repositorio UFMG com assinatura.pdf5.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons