Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852539257432084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Telma Borges da Silva | pt_BR |
dc.creator | Jéssica Rodrigues Romualdo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T19:13:12Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T19:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33264 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste no relato de uma experiência desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. É também resultado da rede de formação de articuladores de leitura promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Implica em um projeto institucional, pautado em práticas de fomento e incentivo à promoção do livro, leitura e literatura, de forma atrativa e lúdica, envolvendo os estudantes do 1º e 2º ciclo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa Escola Integrada (PEI) e do Programa Escola Aberta (PEA). A proposta pautou-se em diferentes atividades mediadas, cuja metodologia no formato pesquisa-ação, se fixou em oficinas, eventos e subprojetos para cada segmento educativo. Surgiu do desafio de compor um programa de leitura escolar que pudesse abranger toda a escola, com vistas à incursão da leitura literária como meio para ampliação das práticas institucionalizadas, bem como para a expansão e aprimoramento das ações de leitura e escrita entre os estudantes. Subsidiado especialmente pelos enfoques de letramento literário e de comunidades leitoras, defendido por Cosson (2007) e que embasou o curso de Articuladores de Leitura da SMED, o projeto teve início em 2018 e foi expandido com novas práticas e parcerias em 2019, o que convergiu para o alcance de bons resultados, já tendo sido apresentado em congressos e seminários e alcançado algumas premiações. Nomeado oficialmente como Projeto Institucional Clube da Leitura, a proposta referencia as mediações de leitura literária como práticas para ampliação do repertório cultural não somente dos alunos atendidos, mas de toda a comunidade escolar. A análise dos resultados apontou para o entendimento de que, a instauração de projetos de leitura literária em natureza institucional, demanda ações conjuntas e envolvimento coletivo. Sinaliza para a não existência de modelos prontos ou ideais de propostas de mediação de leitura, mas na demanda por atendimento às especificidades da instituição atendida. Indica a demanda por planejamento, flexibilidade e revisão contínua das ações propostas e desenvolvidas, no sentido de trabalhar a literatura de forma mais ampla, em viés artístico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Projetos institucionais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura literária | pt_BR |
dc.subject.other | Leitores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Clube da Leitura : uma proposta de projeto institucional para mediação de leitura literária na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading Club: an institutional project proposal for literary reading mediation at school | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Clube da Leitura repositorio UFMG com assinatura.pdf | 5.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License