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http://hdl.handle.net/1843/33264
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Clube da Leitura : uma proposta de projeto institucional para mediação de leitura literária na escola |
Other Titles: | Reading Club: an institutional project proposal for literary reading mediation at school |
Authors: | Jéssica Rodrigues Romualdo |
First Advisor: | Carlos Augusto Novais |
First Referee: | Telma Borges da Silva |
Abstract: | Este trabalho consiste no relato de uma experiência desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. É também resultado da rede de formação de articuladores de leitura promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Implica em um projeto institucional, pautado em práticas de fomento e incentivo à promoção do livro, leitura e literatura, de forma atrativa e lúdica, envolvendo os estudantes do 1º e 2º ciclo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Programa Escola Integrada (PEI) e do Programa Escola Aberta (PEA). A proposta pautou-se em diferentes atividades mediadas, cuja metodologia no formato pesquisa-ação, se fixou em oficinas, eventos e subprojetos para cada segmento educativo. Surgiu do desafio de compor um programa de leitura escolar que pudesse abranger toda a escola, com vistas à incursão da leitura literária como meio para ampliação das práticas institucionalizadas, bem como para a expansão e aprimoramento das ações de leitura e escrita entre os estudantes. Subsidiado especialmente pelos enfoques de letramento literário e de comunidades leitoras, defendido por Cosson (2007) e que embasou o curso de Articuladores de Leitura da SMED, o projeto teve início em 2018 e foi expandido com novas práticas e parcerias em 2019, o que convergiu para o alcance de bons resultados, já tendo sido apresentado em congressos e seminários e alcançado algumas premiações. Nomeado oficialmente como Projeto Institucional Clube da Leitura, a proposta referencia as mediações de leitura literária como práticas para ampliação do repertório cultural não somente dos alunos atendidos, mas de toda a comunidade escolar. A análise dos resultados apontou para o entendimento de que, a instauração de projetos de leitura literária em natureza institucional, demanda ações conjuntas e envolvimento coletivo. Sinaliza para a não existência de modelos prontos ou ideais de propostas de mediação de leitura, mas na demanda por atendimento às especificidades da instituição atendida. Indica a demanda por planejamento, flexibilidade e revisão contínua das ações propostas e desenvolvidas, no sentido de trabalhar a literatura de forma mais ampla, em viés artístico. |
Subject: | Educação Livros e leitura Leitura Literatura literária Leitores - Formação Escolas - Organização e administração |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33264 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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