Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33269
Type: Monografia (especialização)
Title: Implementação de formação continuada em uma escola municipal de educação infantil de Belo Horizonte
Authors: Heloísa Cristina da Cruz
First Advisor: Maria José Batista Pinto Flores
First Referee: Sandra Medina de Souza
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar a implementação da formação continuada na EMEI Maria Goretti localizada na regional Nordeste de Belo Horizonte. A partir de uma demanda do corpo docente, que foi possível ser verificada através da análise das avaliações da gestão escolar do ano 2018, foram aplicados questionários a 29 professores da escola e o plano de ação foi desenvolvido com base nas respostas desse recurso. O trabalho perpassou pelo contexto histórico do surgimento da coordenação pedagógica, da formação continuada que é uma das atribuições desse cargo e possíveis contribuições dessa formação no contexto escolar. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram consideradas as leis e portarias que normatizam as atribuições do cargo de coordenador pedagógico, além da fundamentação teórica de DEMALAY, 1992; GATTI, 2009; IMBERNÓN, 2009; NÓVOA, 2002 entre outros autores. A partir de uma análise qualitativa dos dados os resultados mostraram que embora a formação continuada seja uma necessidade apontada pelo grupo de professoras, sua implementação como reflexão da prática aponta para algumas dificuldades como falta de disponibilidade e motivação das mesmas em fazer a troca das experiências. Essa pesquisa também aponta que o papel do formador é de colaborador, que deve assumir uma postura prática e de modo reflexivo que auxilie o professor em situações práticas. E por último que a formação continuada pode trazer diversas contribuições no grupo, dentre elas, o desenvolvimento do trabalho colaborativo, da ética, e do senso de pertencimento. Entretanto tal prática ainda é muito incipiente e tem que levar em conta o protagonismo dos professores. Palavras-chave: Formação continuada, coordenação pedagógica, trabalho colaborativo
Subject: Professores - Formação
Escolas - Organização e administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33269
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPE_LASEB2019_HELOISA.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons