Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33293
Type: Monografia (especialização)
Title: A África é aqui: uma análise da simbologia do cabelo na construção da identidade
Other Titles: Africa is here: an analisys of the hair´s simbology in identity building
Authors: Baltazar Nunes de Sousa
First Advisor: Juarez Melgaço Valadares
First Referee: Patrícia Maria de Souza Santana
Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de docentes, ocorrida em uma escola municipal de Belo Horizonte, para a valorização das culturas afro e afro brasileira, e combate ao racismo e preconceito étnico-racial hoje existente nas escolas públicas. Essa discussão está ancorada na atual legislação, devido à promulgação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que transformaram os temas acima em conteúdos obrigatórios do currículo escolar. A formação teve um total de cinco palestras, e ocorreu no horário pedagógico dos docentes da escola. Se a princípio era somente para os professores, em alguns momentos contou com a presença de alunos, como a palestra sobre ‘cabelos’ ministrada pela instituição Mostra Afro Barreiro Alforriado Matias (MABAM). Percebemos o quanto o cabelo é simbólico na construção da identidade afro, e o quanto ele é um elemento forte de discriminação e preconceito contra os afrodescendentes, isto é, o quanto o cabelo se constitui como linguagem na afirmação ou na negação étnica de estudantes negros. A mudança nos currículos escolares e na formação dos docentes se faz necessária e urgente, se o objetivo da educação for libertadora e de combate a todas formas de racismo e preconceito.
Abstract: This paper aims to evaluate teacher training, which took place in a municipal school in Belo Horizonte, for the valorization of the Afro and Afro Brazilian cultures, and to combat the racism and ethnic-racial prejudice that exists today in public schools. This discussion is anchored in current legislation, due to the enactment of Laws 10.639/03 and 11.645/08, which turned the above themes into mandatory curriculum content. The training had a total of five lectures, and took place during the teaching time of the school teachers. If at first times it was only for teachers, at times it was attended by students, such as the lecture on 'hair' given by the institution “Mostra Barreiro Alforriado Matias” (MABAM). We realize how symbolic hair is in the construction of Afro identity, and how it is a strong element of discrimination and prejudice against Afro-descendants, that is, how much hair is constituted as language in the affirmation or ethnic negation of black students. The change in the school curricula and teacher training is necessary and urgent if the goal of education is liberating and combating all forms of racism and prejudice.
Subject: Educação
Racismo
Relações étnicas
Professores - Formação
Penteados afro
Cultura afro-brasileira
Currículo escolar - Legislação
Negros - Identidade racial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33293
Issue Date: 14-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REPOSITÓRIO PDFA.pdf421.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons