Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33352
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso do jogo Baralhomas como forma de avaliação de aprendizagem no ensino fundamental - anos finais
Autor(es): Lorena Melgaço Ornelas Safar
primer Tutor: Márcio Antônio da Silva
primer miembro del tribunal : Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Resumen: Devido ao número elevado de aulas expositivas que os estudantes recebem nas salas de aulas é necessário que os professores utilizem estratégias metodológicas diferenciadas para despertar o interesse e atenção dos seus estudantes. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre biomas brasileiros, adaptado pela autora, para o ensino de Ciências. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da compreensão de um conteúdo. Para analisar a eficácia do jogo, após a abordagem do conteúdo teórico, foi realizado um questionário pré-teste; seguido da aplicação do jogo com 30 alunos do ensino fundamental da rede pública. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve uma melhor compreensão do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a utilização dessa metodologia para os conteúdos em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre biomas brasileiros e que a abordagem metodológica jogos, mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.
Asunto: Jogos educativos
Jogos simulados em educação
Ciência - Estudo
Natureza - Estudo
Biologia
Ensino fundamental
Inovações educacionais
Educação - Métodos experimentais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33352
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O uso do jogo baralhomas como forma de avaliação de aprendizagem no ensino fundamental - anos finais.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons