Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcio Antônio da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373030719925466pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Luiza Silva Tupy Botelhopt_BR
dc.creatorLorena Melgaço Ornelas Safarpt_BR
dc.creator.Lattesxxxxxxxxxxpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-07T12:50:19Z-
dc.date.available2020-05-07T12:50:19Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33352-
dc.description.resumoDevido ao número elevado de aulas expositivas que os estudantes recebem nas salas de aulas é necessário que os professores utilizem estratégias metodológicas diferenciadas para despertar o interesse e atenção dos seus estudantes. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre biomas brasileiros, adaptado pela autora, para o ensino de Ciências. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da compreensão de um conteúdo. Para analisar a eficácia do jogo, após a abordagem do conteúdo teórico, foi realizado um questionário pré-teste; seguido da aplicação do jogo com 30 alunos do ensino fundamental da rede pública. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve uma melhor compreensão do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a utilização dessa metodologia para os conteúdos em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre biomas brasileiros e que a abordagem metodológica jogos, mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAbordagenspt_BR
dc.subjectContemporâneaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBiomaspt_BR
dc.subjectFundamentalpt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherJogos simulados em educaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudopt_BR
dc.subject.otherNatureza - Estudopt_BR
dc.subject.otherBiologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.titleO uso do jogo Baralhomas como forma de avaliação de aprendizagem no ensino fundamental - anos finaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons