Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcio Antônio da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3373030719925466 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Luiza Silva Tupy Botelho | pt_BR |
dc.creator | Lorena Melgaço Ornelas Safar | pt_BR |
dc.creator.Lattes | xxxxxxxxxx | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-07T12:50:19Z | - |
dc.date.available | 2020-05-07T12:50:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33352 | - |
dc.description.resumo | Devido ao número elevado de aulas expositivas que os estudantes recebem nas salas de aulas é necessário que os professores utilizem estratégias metodológicas diferenciadas para despertar o interesse e atenção dos seus estudantes. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre biomas brasileiros, adaptado pela autora, para o ensino de Ciências. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da compreensão de um conteúdo. Para analisar a eficácia do jogo, após a abordagem do conteúdo teórico, foi realizado um questionário pré-teste; seguido da aplicação do jogo com 30 alunos do ensino fundamental da rede pública. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve uma melhor compreensão do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a utilização dessa metodologia para os conteúdos em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre biomas brasileiros e que a abordagem metodológica jogos, mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Abordagens | pt_BR |
dc.subject | Contemporâneas | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Biomas | pt_BR |
dc.subject | Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos simulados em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Estudo | pt_BR |
dc.subject.other | Natureza - Estudo | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Métodos experimentais | pt_BR |
dc.title | O uso do jogo Baralhomas como forma de avaliação de aprendizagem no ensino fundamental - anos finais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O uso do jogo baralhomas como forma de avaliação de aprendizagem no ensino fundamental - anos finais.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License