Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33384
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental: anos finais |
Autor(es): | Valéria Alves da Silveira |
Primeiro Orientador: | Márcio Antônio da Silva |
Primeiro membro da banca : | Glenda Rodrigues da Silva |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo a análise do processo de aprendizagem de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais sobre o tema densidade, por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa. Esse trabalho pode contribuir com a prática pedagógica de docentes da área de Ciências que percebem a dificuldade dos discentes em compreender a densidade para além de sua fórmula matemática. Na metodologia de coleta de dados, utilizamos um relatório de campo e desenvolvemos diferentes atividades de caráter investigativo, por meio dos seguintes recursos didáticos: experimentos, simulação, pesquisa e construção de um densímetro. Na simulação foi utilizado um software disponível na internet no site Phet Interactive Simulations, o qual apresenta uma série de simulações envolvendo experimentos científicos. Os experimentos foram realizados no laboratório de Ciências e apresentaram um roteiro semiestruturado, ou seja, a problematização é feita pelo professor. Já a pesquisa baseou-se na busca de informações relacionadas à construção de um densímetro artesanal, o qual foi utilizado para se avaliar a densidade do etanol combustível. Percebemos que, ao final da pesquisa, os alunos conseguiram compreender a aplicabilidade da densidade em diferentes contextos, por exemplo, controle de qualidade do etanol combustível e instalação de ar condicionado. Além disso, podemos afirmar que a adoção de uma abordagem do ensino de ciências com caráter investigativo aproxima os alunos do objeto de estudo e favorece o processo de ensino-aprendizagem e construção de conceitos relacionados às Ciências da Natureza. |
Assunto: | Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Ciências (Ensino fundamental) - Métodos experimentais Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Densidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33384 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental anos finais.pdf | 721.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons