Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33384
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental: anos finais
Autor(es): Valéria Alves da Silveira
Primeiro Orientador: Márcio Antônio da Silva
Primeiro membro da banca : Glenda Rodrigues da Silva
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo a análise do processo de aprendizagem de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais sobre o tema densidade, por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa. Esse trabalho pode contribuir com a prática pedagógica de docentes da área de Ciências que percebem a dificuldade dos discentes em compreender a densidade para além de sua fórmula matemática. Na metodologia de coleta de dados, utilizamos um relatório de campo e desenvolvemos diferentes atividades de caráter investigativo, por meio dos seguintes recursos didáticos: experimentos, simulação, pesquisa e construção de um densímetro. Na simulação foi utilizado um software disponível na internet no site Phet Interactive Simulations, o qual apresenta uma série de simulações envolvendo experimentos científicos. Os experimentos foram realizados no laboratório de Ciências e apresentaram um roteiro semiestruturado, ou seja, a problematização é feita pelo professor. Já a pesquisa baseou-se na busca de informações relacionadas à construção de um densímetro artesanal, o qual foi utilizado para se avaliar a densidade do etanol combustível. Percebemos que, ao final da pesquisa, os alunos conseguiram compreender a aplicabilidade da densidade em diferentes contextos, por exemplo, controle de qualidade do etanol combustível e instalação de ar condicionado. Além disso, podemos afirmar que a adoção de uma abordagem do ensino de ciências com caráter investigativo aproxima os alunos do objeto de estudo e favorece o processo de ensino-aprendizagem e construção de conceitos relacionados às Ciências da Natureza.
Assunto: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Métodos experimentais
Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Densidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33384
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental anos finais.pdf721.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons