Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcio Antônio da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373030719925466pt_BR
dc.contributor.referee1Glenda Rodrigues da Silvapt_BR
dc.creatorValéria Alves da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T13:49:21Z-
dc.date.available2020-05-08T13:49:21Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33384-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo a análise do processo de aprendizagem de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais sobre o tema densidade, por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa. Esse trabalho pode contribuir com a prática pedagógica de docentes da área de Ciências que percebem a dificuldade dos discentes em compreender a densidade para além de sua fórmula matemática. Na metodologia de coleta de dados, utilizamos um relatório de campo e desenvolvemos diferentes atividades de caráter investigativo, por meio dos seguintes recursos didáticos: experimentos, simulação, pesquisa e construção de um densímetro. Na simulação foi utilizado um software disponível na internet no site Phet Interactive Simulations, o qual apresenta uma série de simulações envolvendo experimentos científicos. Os experimentos foram realizados no laboratório de Ciências e apresentaram um roteiro semiestruturado, ou seja, a problematização é feita pelo professor. Já a pesquisa baseou-se na busca de informações relacionadas à construção de um densímetro artesanal, o qual foi utilizado para se avaliar a densidade do etanol combustível. Percebemos que, ao final da pesquisa, os alunos conseguiram compreender a aplicabilidade da densidade em diferentes contextos, por exemplo, controle de qualidade do etanol combustível e instalação de ar condicionado. Além disso, podemos afirmar que a adoção de uma abordagem do ensino de ciências com caráter investigativo aproxima os alunos do objeto de estudo e favorece o processo de ensino-aprendizagem e construção de conceitos relacionados às Ciências da Natureza.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDensidadept_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Métodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherDensidadept_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental: anos finaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons