Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33384
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcio Antônio da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3373030719925466 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Glenda Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.creator | Valéria Alves da Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T13:49:21Z | - |
dc.date.available | 2020-05-08T13:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33384 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem como objetivo a análise do processo de aprendizagem de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais sobre o tema densidade, por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa. Esse trabalho pode contribuir com a prática pedagógica de docentes da área de Ciências que percebem a dificuldade dos discentes em compreender a densidade para além de sua fórmula matemática. Na metodologia de coleta de dados, utilizamos um relatório de campo e desenvolvemos diferentes atividades de caráter investigativo, por meio dos seguintes recursos didáticos: experimentos, simulação, pesquisa e construção de um densímetro. Na simulação foi utilizado um software disponível na internet no site Phet Interactive Simulations, o qual apresenta uma série de simulações envolvendo experimentos científicos. Os experimentos foram realizados no laboratório de Ciências e apresentaram um roteiro semiestruturado, ou seja, a problematização é feita pelo professor. Já a pesquisa baseou-se na busca de informações relacionadas à construção de um densímetro artesanal, o qual foi utilizado para se avaliar a densidade do etanol combustível. Percebemos que, ao final da pesquisa, os alunos conseguiram compreender a aplicabilidade da densidade em diferentes contextos, por exemplo, controle de qualidade do etanol combustível e instalação de ar condicionado. Além disso, podemos afirmar que a adoção de uma abordagem do ensino de ciências com caráter investigativo aproxima os alunos do objeto de estudo e favorece o processo de ensino-aprendizagem e construção de conceitos relacionados às Ciências da Natureza. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Densidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Métodos experimentais | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Densidade | pt_BR |
dc.title | O ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental: anos finais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Ensino e a aprendizagem a partir de contextos reais e digitais no ensino fundamental anos finais.pdf | 721.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License