Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33386
Type: Monografia (especialização)
Title: A contação de histórias: dramatização do livro infantil como estratégia de formação de leitores
Authors: Maria do Carmo de Oliveira Coelho
First Advisor: Gilmar Moura da Silva
First Referee: Virgínia Souza Oliveira
Abstract: Tornar o hábito da leitura uma prática prazerosa no dia-a-dia da criança é uma tarefa que desafia o educador. A leitura é uma forma de prazer, lazer e aquisição de conhecimento. Daí, o tema desta pesquisa ser a contação de histórias e a dramatização do livro infantil. O objetivo do trabalho consiste em desenvolver a estratégia de dramatização do livro infantil, durante a contação de histórias, com o intuito de promover o gosto pela leitura entre os alunos. Para tal, realizou-se uma pesquisa prévia que, surpreendentemente, revelou da grande parte dos alunos nunca terem dramatizado uma história infantil. Desse modo, planejou-se uma aula para as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma dada escola municipal de Belo Horizonte, para ouvirem a história da Galinha Ruiva e posteriormente dramatizarem suas cenas, usando fantoches de varas. A intenção final era, com a estratégia metodológica escolhida, qual seja a dramatização, promover a formação de leitores desejosos de atuar como atores nos palcos improvisados das salas de aula.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33386
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCMariadoCarmo arquivo final .pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons