Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33424
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Investigando a fotossíntese: análise de uma proposta de ensino por investigação para estudantes do 7º ano
Autor(es): Lucimeire Cordeiro de Sena Guimarães
primer Tutor: Márcio Antônio da Silva
primer miembro del tribunal : Glenda Rodrigues da Silva
Resumen: Este trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de intervenção com estudantes do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Contagem, Minas Gerais. Utilizamos a pesquisa qualitativa como metodologia para verificar quais são as contribuições do ensino por investigação para o ensino da fotossíntese. O desenvolvimento deu-se por meio da execução de uma atividade experimental investigativa na qual os estudantes tiveram que descobrir em que partes das plantas ocorrem esse processo. A ideia surgiu da observação das aulas experimentais realizadas no laboratório de ciências que eram tradicionais, fundamentadas em roteiros prontos e não estimulavam o aprendizado. Os alunos se envolveram para resolver um problema inicial por meio da elaboração de hipóteses, observação de evidências, análise crítica, sistematização de resultados e conclusões. Os resultados revelaram que o ensino por investigação é um recurso que contribui de maneira significativa para o entendimento da fotossíntese.
Asunto: Ciência -- Estudo e ensino
Fotossíntese -- Estudo e ensino
Fotobiologia -- Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33424
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
INVESTIGANDO A FOTOSSÍNTESE.pdf945.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.