Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33424
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Investigando a fotossíntese: análise de uma proposta de ensino por investigação para estudantes do 7º ano
Autor(es): Lucimeire Cordeiro de Sena Guimarães
Primeiro Orientador: Márcio Antônio da Silva
Primeiro membro da banca : Glenda Rodrigues da Silva
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido por meio de um projeto de intervenção com estudantes do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Contagem, Minas Gerais. Utilizamos a pesquisa qualitativa como metodologia para verificar quais são as contribuições do ensino por investigação para o ensino da fotossíntese. O desenvolvimento deu-se por meio da execução de uma atividade experimental investigativa na qual os estudantes tiveram que descobrir em que partes das plantas ocorrem esse processo. A ideia surgiu da observação das aulas experimentais realizadas no laboratório de ciências que eram tradicionais, fundamentadas em roteiros prontos e não estimulavam o aprendizado. Os alunos se envolveram para resolver um problema inicial por meio da elaboração de hipóteses, observação de evidências, análise crítica, sistematização de resultados e conclusões. Os resultados revelaram que o ensino por investigação é um recurso que contribui de maneira significativa para o entendimento da fotossíntese.
Assunto: Ciência -- Estudo e ensino
Fotossíntese -- Estudo e ensino
Fotobiologia -- Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33424
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INVESTIGANDO A FOTOSSÍNTESE.pdf945.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.