Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33426
Type: Monografia (especialização)
Title: A importância do lúdico na aprendizagem: o uso de jogos no ensino de ciências naturais
Authors: Roberta Figueiredo de Souza Guimarães
First Advisor: Anderson Altair Pinheiro de Macedo
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a importância da atividade lúdica na aprendizagem, analisando ainda como estas atividades podem auxiliar as aulas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Cabe destacar que através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com seu crescimento físico e desenvolvimento. Além disso, ao longo deste artigo, percebe-se que o jogo educacional diferencia-se do material pedagógico, pois além de conter o aspecto lúdico, também pode ser utilizado como uma alternativa para promover uma melhora no desempenho dos estudantes em determinados conteúdos considerados de difícil aprendizagem. A pesquisa de campo demonstrou que os jogos vêm sendo utilizados, pois os professores os colocam como forma de permitir ao aluno associar prazer e aprendizagem no estudo dos conceitos, dos conteúdos em si. Pode ser facilitado o desenvolvimento da cognição, da socialização, da criatividade, da imaginação, do raciocínio lógico, da memória e da capacidade de concentração etc.
Abstract: This paper aims to present the importance of ludic activity in learning, also analyzing how these activities can help the classes of Natural Sciences in elementary school. It is worth noting that through playful activity and play, children form concepts, select ideas, establish logical relationships, integrate perceptions, and make estimates compatible with their physical growth and development. In addition, throughout this article, it is clear that the educational game differs from the pedagogical material, because in addition to containing the playful aspect, can also be used as an alternative to promote an improvement in student performance in certain content considered to be hard learning. Field research has shown that games have been used, as teachers put them as a way to allow students to associate pleasure and learning in the study of concepts, the content itself. The development of cognition, socialization, creativity, imagination, logical reasoning, memory and concentration, etc. can be facilitated.
Subject: Ciência -- Estudo e ensino
Jogos educativos
Brincadeiras
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33426
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.