Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33444
Tipo: Tese
Título: Experiências de ensinar/aprender artes visuais: o estágio curricular como campo de investigação na formação inicial docente
Autor(es): Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães
Primeiro Orientador: Lucia Gouvêa Pimentel
Primeiro membro da banca : Leda Maria de Barros Guimarães
Segundo membro da banca: Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
Terceiro membro da banca: Maurilio Andrade Rocha
Quarto membro da banca: Juliana Gouthier Macedo
Quinto membro da banca: Cláudia Regina dos Anjos
Resumo: Esta tese objetiva, a partir da identificação e análise das experiências educativas dos discentes/estagiários dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, detectar como elas vêm contribuindo para a formação inicial docente ao ensinar/aprender Artes Visuais na Educação Básica e formular propostas de ações que possam contribuir no campo do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais. Estabelece diálogos com os autores que discutem as temáticas sobre a formação inicial docente e sobre ensino/aprendizagem em Arte. A metodologia é qualitativa descritiva e utilizou-se, para o estudo de caso, os questionários disponibilizados na internet, relatórios de estágios, documentos oficiais do Ministério da Educação e os documentos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA. Foram selecionadas as respostas dos discentes/estagiários egressos de 2011 a 2015, dos discentes/estagiários que estavam realizando o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais durante a coleta de dados, de 2016 e 2017 e de 14 professores de Artes Visuais da Educação Básica (campos de estágio). A análise dos dados coletados das turmas que ingressaram em 2012, 2013, 2014 e 2015, por meio dos Relatórios de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, demonstra que houve avanços nas práticas educativas dos discentes/estagiários e que o estágio vem contribuindo com a formação inicial docente. Na análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado e das respostas ao Questionário online, constatou-se que as práticas educativas apontam experiências de ensino/aprendizagens significativas, principalmente quando há trocas entre os discentes/estagiários com os professores das escolas (campo de estágio). Considera-se, com base nas reflexões desta tese, que a formação docente em Artes Visuais necessita de ações pontuais para o redirecionamento do ensino/aprendizagem em todos os níveis da Educação Básica e que o Estágio Supervisionado é um dos campos de investigação para refletir/propor ações educativas críticas em função das políticas estabelecidas pelo Ministério da Educação e as consequentes mudanças curriculares. Rever as formas de ensinar/aprender no contexto da formação docente com base nas percepções concepções dos discentes/estagiários e professores da Educação Básica poderá contribuir para aproximar os envolvidos no processo formativo em prol da melhoria do Ensino da Arte em todos os contextos curriculares e níveis de ensino.
Abstract: This thesis aims, based on the identification and analysis of educational experiences of students/trainees of the undergraduate courses in visual arts, to find out how they have contributed to the initial teaching training when teaching/learning Visual Arts at the basic education level, and formulates proposals for actions that may contribute in the field of supervised internship at the degree level in visual arts. It establishes dialogues with the authors who discuss the themes on initial teacher education and teaching/learning arts. The methodology is descriptive qualitative and used, for the case study, questionnaires made available on the Internet, reports of internships, official documents of the Ministry of Education and documents of the undergraduate course in visual arts from Federal University of Pará (UFPA). Responses of students/trainees who joined the university from 2011 to 2015 were selected, as well as from students/trainees under supervised internship at the degree level in Visual Arts during data collection, from 2016 to 2017, and 14 teachers of Visual Arts at basic education level (internship fields). The analysis of the data collected from groups that joined UFPA in 2012, 2013, 2014 and 2015, through the supervised internship reports of the undergraduate course in visual arts, demonstrates that there have been progresses in the educational practices of students/trainees, as well as the internship did contribute to the initial teacher training. From the analysis of supervised internship reports and answers to the online questionnaire, it was found that educational practices indicate significant teaching/learning experiences, especially when there are exchanges between students/ trainees and school teachers (internship field). Based on the reflections of this thesis, it is considered that teacher training in visual arts needs specific actions for the redirection of teaching/learning at all levels of basic education and that the supervised internship is one of the fields of research to reflect/propose critical educational actions according to the policies established by the Ministry of Education and consequent curricular changes. Reviewing the ways of teaching/learning in the context of teacher training based on perceptions/conceptions of students/trainees and teachers of basic education may contribute to the formative process of those involved in improving teaching of art in all curricular contexts and levels of education.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Professores de arte - Formação
Arte e educação
Licenciatura
Teses EBA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33444
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.