Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308pt_BR
dc.contributor.referee1Leda Maria de Barros Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Mae Tavares Bastos Barbosapt_BR
dc.contributor.referee3Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee4Juliana Gouthier Macedopt_BR
dc.contributor.referee5Cláudia Regina dos Anjospt_BR
dc.creatorAna Del Tabor Vasconcelos Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310909316607481pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T23:56:58Z-
dc.date.available2020-05-13T23:56:58Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33444-
dc.description.abstractThis thesis aims, based on the identification and analysis of educational experiences of students/trainees of the undergraduate courses in visual arts, to find out how they have contributed to the initial teaching training when teaching/learning Visual Arts at the basic education level, and formulates proposals for actions that may contribute in the field of supervised internship at the degree level in visual arts. It establishes dialogues with the authors who discuss the themes on initial teacher education and teaching/learning arts. The methodology is descriptive qualitative and used, for the case study, questionnaires made available on the Internet, reports of internships, official documents of the Ministry of Education and documents of the undergraduate course in visual arts from Federal University of Pará (UFPA). Responses of students/trainees who joined the university from 2011 to 2015 were selected, as well as from students/trainees under supervised internship at the degree level in Visual Arts during data collection, from 2016 to 2017, and 14 teachers of Visual Arts at basic education level (internship fields). The analysis of the data collected from groups that joined UFPA in 2012, 2013, 2014 and 2015, through the supervised internship reports of the undergraduate course in visual arts, demonstrates that there have been progresses in the educational practices of students/trainees, as well as the internship did contribute to the initial teacher training. From the analysis of supervised internship reports and answers to the online questionnaire, it was found that educational practices indicate significant teaching/learning experiences, especially when there are exchanges between students/ trainees and school teachers (internship field). Based on the reflections of this thesis, it is considered that teacher training in visual arts needs specific actions for the redirection of teaching/learning at all levels of basic education and that the supervised internship is one of the fields of research to reflect/propose critical educational actions according to the policies established by the Ministry of Education and consequent curricular changes. Reviewing the ways of teaching/learning in the context of teacher training based on perceptions/conceptions of students/trainees and teachers of basic education may contribute to the formative process of those involved in improving teaching of art in all curricular contexts and levels of education.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese objetiva, a partir da identificação e análise das experiências educativas dos discentes/estagiários dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, detectar como elas vêm contribuindo para a formação inicial docente ao ensinar/aprender Artes Visuais na Educação Básica e formular propostas de ações que possam contribuir no campo do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais. Estabelece diálogos com os autores que discutem as temáticas sobre a formação inicial docente e sobre ensino/aprendizagem em Arte. A metodologia é qualitativa descritiva e utilizou-se, para o estudo de caso, os questionários disponibilizados na internet, relatórios de estágios, documentos oficiais do Ministério da Educação e os documentos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA. Foram selecionadas as respostas dos discentes/estagiários egressos de 2011 a 2015, dos discentes/estagiários que estavam realizando o Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais durante a coleta de dados, de 2016 e 2017 e de 14 professores de Artes Visuais da Educação Básica (campos de estágio). A análise dos dados coletados das turmas que ingressaram em 2012, 2013, 2014 e 2015, por meio dos Relatórios de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, demonstra que houve avanços nas práticas educativas dos discentes/estagiários e que o estágio vem contribuindo com a formação inicial docente. Na análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado e das respostas ao Questionário online, constatou-se que as práticas educativas apontam experiências de ensino/aprendizagens significativas, principalmente quando há trocas entre os discentes/estagiários com os professores das escolas (campo de estágio). Considera-se, com base nas reflexões desta tese, que a formação docente em Artes Visuais necessita de ações pontuais para o redirecionamento do ensino/aprendizagem em todos os níveis da Educação Básica e que o Estágio Supervisionado é um dos campos de investigação para refletir/propor ações educativas críticas em função das políticas estabelecidas pelo Ministério da Educação e as consequentes mudanças curriculares. Rever as formas de ensinar/aprender no contexto da formação docente com base nas percepções concepções dos discentes/estagiários e professores da Educação Básica poderá contribuir para aproximar os envolvidos no processo formativo em prol da melhoria do Ensino da Arte em todos os contextos curriculares e níveis de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectEstagio curricularpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de arte - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherLicenciaturapt_BR
dc.subject.otherTeses EBApt_BR
dc.titleExperiências de ensinar/aprender artes visuais: o estágio curricular como campo de investigação na formação inicial docentept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.