Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Erika Lourençopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333855493250078pt_BR
dc.contributor.referee1Déborah Rosária Barbosapt_BR
dc.creatorCacilda Gomes Nunespt_BR
dc.date.accessioned2020-05-14T11:43:02Z-
dc.date.available2020-05-14T11:43:02Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33445-
dc.description.resumoA relação do leitor disléxico com o texto escrito é conturbada e motivo de sofrimento devido a sua dificuldade com as letras. Acredita-se que por sua inabilidade na decodificação, o processo de leitura seja evitado. Com este trabalho propusemos a discussão da aceitação por esse leitor do texto não codificado por palavras, em suporte áudio e visual, analisando as influências que os suportes provocam nesse processo, para verificar se esse leitor pode gostar de leitura. Tivemos como objetivo geral compreender o gosto pela leitura do leitor disléxico com textos sem palavras. Foram objetivos específicos: conceituar suporte de texto; compreender o que é dislexia e suas implicações no processo de leitura; definir: leitura, leitor, gosto e domínio pela leitura; investigar práticas de leitura; como o leitor disléxico se relaciona com texto em suporte diferente do textual; avaliar o gosto pela leitura sem palavras para verificar o gostar de ler nesses suportes. Fizemos um estudo de caso, realizando atividades de leitura com um estudante disléxico da RMEBH. Constatamos que a criança estudada sente-se desmotivada com as tarefas escolares. Verificamos, no entanto envolvimento com a leitura áudio e visual; entusiasmo nas atividades que não dependiam da leitura de códigos. O desempenho da criança foi significativo na leitura mediada por vídeo e peças teatrais quando comparamos a experiência textual. Observamos também que houve movimento positivo em relação ao aprendizado, pois a criança se recordava dos contextos e enredos lidos. Concluímos esse leitor pode gostar de leitura, desde que não codificada em palavras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectTexto sem palavraspt_BR
dc.subject.otherDislexiapt_BR
dc.subject.otherEducação especial - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.otherInabilidade na leiturapt_BR
dc.subject.otherHistória sem palavraspt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da linguagempt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.titleO leitor disléxico e o prazer da leitura em textos sem palavras escritaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ultima versao.pdf15.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.