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http://hdl.handle.net/1843/33445
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Erika Lourenço | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9333855493250078 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Déborah Rosária Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Cacilda Gomes Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T11:43:02Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T11:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33445 | - |
dc.description.resumo | A relação do leitor disléxico com o texto escrito é conturbada e motivo de sofrimento devido a sua dificuldade com as letras. Acredita-se que por sua inabilidade na decodificação, o processo de leitura seja evitado. Com este trabalho propusemos a discussão da aceitação por esse leitor do texto não codificado por palavras, em suporte áudio e visual, analisando as influências que os suportes provocam nesse processo, para verificar se esse leitor pode gostar de leitura. Tivemos como objetivo geral compreender o gosto pela leitura do leitor disléxico com textos sem palavras. Foram objetivos específicos: conceituar suporte de texto; compreender o que é dislexia e suas implicações no processo de leitura; definir: leitura, leitor, gosto e domínio pela leitura; investigar práticas de leitura; como o leitor disléxico se relaciona com texto em suporte diferente do textual; avaliar o gosto pela leitura sem palavras para verificar o gostar de ler nesses suportes. Fizemos um estudo de caso, realizando atividades de leitura com um estudante disléxico da RMEBH. Constatamos que a criança estudada sente-se desmotivada com as tarefas escolares. Verificamos, no entanto envolvimento com a leitura áudio e visual; entusiasmo nas atividades que não dependiam da leitura de códigos. O desempenho da criança foi significativo na leitura mediada por vídeo e peças teatrais quando comparamos a experiência textual. Observamos também que houve movimento positivo em relação ao aprendizado, pois a criança se recordava dos contextos e enredos lidos. Concluímos esse leitor pode gostar de leitura, desde que não codificada em palavras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Texto sem palavras | pt_BR |
dc.subject.other | Dislexia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial - Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject.other | Inabilidade na leitura | pt_BR |
dc.subject.other | História sem palavras | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino audiovisual | pt_BR |
dc.subject.other | Distúrbios da linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject.other | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.title | O leitor disléxico e o prazer da leitura em textos sem palavras escritas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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