Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33445
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O leitor disléxico e o prazer da leitura em textos sem palavras escritas |
Authors: | Cacilda Gomes Nunes |
First Advisor: | Erika Lourenço |
First Referee: | Déborah Rosária Barbosa |
Abstract: | A relação do leitor disléxico com o texto escrito é conturbada e motivo de sofrimento devido a sua dificuldade com as letras. Acredita-se que por sua inabilidade na decodificação, o processo de leitura seja evitado. Com este trabalho propusemos a discussão da aceitação por esse leitor do texto não codificado por palavras, em suporte áudio e visual, analisando as influências que os suportes provocam nesse processo, para verificar se esse leitor pode gostar de leitura. Tivemos como objetivo geral compreender o gosto pela leitura do leitor disléxico com textos sem palavras. Foram objetivos específicos: conceituar suporte de texto; compreender o que é dislexia e suas implicações no processo de leitura; definir: leitura, leitor, gosto e domínio pela leitura; investigar práticas de leitura; como o leitor disléxico se relaciona com texto em suporte diferente do textual; avaliar o gosto pela leitura sem palavras para verificar o gostar de ler nesses suportes. Fizemos um estudo de caso, realizando atividades de leitura com um estudante disléxico da RMEBH. Constatamos que a criança estudada sente-se desmotivada com as tarefas escolares. Verificamos, no entanto envolvimento com a leitura áudio e visual; entusiasmo nas atividades que não dependiam da leitura de códigos. O desempenho da criança foi significativo na leitura mediada por vídeo e peças teatrais quando comparamos a experiência textual. Observamos também que houve movimento positivo em relação ao aprendizado, pois a criança se recordava dos contextos e enredos lidos. Concluímos esse leitor pode gostar de leitura, desde que não codificada em palavras. |
Subject: | Dislexia Educação especial - Recursos audiovisuais Inabilidade na leitura História sem palavras Ensino audiovisual Distúrbios da linguagem Tecnologia educacional Educação - Finalidades e objetivos Interesses na leitura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33445 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ultima versao.pdf | 15.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.