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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecendo redes com alunos do 7º ano fundamental II : trabalhando a questão do "lixo" em uma abordagem CTS não moderna
Autor(es): Paula Nayara da Silva Avelino
primer Tutor: Victor Marcondes de Freitas Santos
primer miembro del tribunal : Alessandra Oliveira
Resumen: O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir da análise de dados coletados durante a aplicação de uma sequência didática (SD) fundamentada na Teoria Ator-rede (TAR) e na abordagem de ensino de ciências “Ciência, Tecnologia e Sociedade” (CTS). O estudo teve como objetivo principal analisar os mapas Ator-rede elaborados por alunos do ensino fundamental II, para compreender se e como a TAR foi assimilada com a aplicação da sequência didática “Lixo: uma questão CTS”. Como resultado verificou-se que a Teoria Ator-rede funcionou como ferramenta pedagógica exitosa, uma vez que possibilitou aos estudantes perceberem o “lixo” como uma questão CTS numa perspectiva não moderna, a partir da construção de mapas ator-rede. A diversidade de conexões identificadas nos mapas, bem como a diferente expressão observada em cada um deles, são indícios do modo como os estudantes estabeleceram relações entre lixo e CTS: ponderando a agência/performance dos diferentes actantes considerados em suas análises.
Abstract: The paper is result of a research performed by analysis of data collected during the application of a didactic sequence (DS) bases on the Actor-Network Theory (ANT) and approach of science teaching “Science, Technology and Society” (STS). The main objective of the study was to analyze the Actor-Network maps elaborated by Junior High School students to understand if and how the ANT was assimilated with the application of the didactic sequence “Garbage: a STS question”. As a result, was verified that Actor-Network Theory worked as a successful pedagogical tool, whereas it allowed students to perceive “garbage” as a STS issue from a non-modern perspective, from the construction of actor-network maps. The diversity of connections identified in the maps, as well as different expression observed in each of them, are evidence of the way which students have established relationships between garbage and STS: pondering agency / performance of differents, actants involved in their analysis.
Asunto: Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Lixo
Ciência e tecnologia - Sociedade
Teoria Ator- rede
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33448
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências



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