Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Victor Marcondes de Freitas Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800456896758538pt_BR
dc.contributor.referee1Alessandra Oliveirapt_BR
dc.creatorPaula Nayara da Silva Avelinopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-14T12:10:42Z-
dc.date.available2020-05-14T12:10:42Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33448-
dc.description.abstractThe paper is result of a research performed by analysis of data collected during the application of a didactic sequence (DS) bases on the Actor-Network Theory (ANT) and approach of science teaching “Science, Technology and Society” (STS). The main objective of the study was to analyze the Actor-Network maps elaborated by Junior High School students to understand if and how the ANT was assimilated with the application of the didactic sequence “Garbage: a STS question”. As a result, was verified that Actor-Network Theory worked as a successful pedagogical tool, whereas it allowed students to perceive “garbage” as a STS issue from a non-modern perspective, from the construction of actor-network maps. The diversity of connections identified in the maps, as well as different expression observed in each of them, are evidence of the way which students have established relationships between garbage and STS: pondering agency / performance of differents, actants involved in their analysis.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir da análise de dados coletados durante a aplicação de uma sequência didática (SD) fundamentada na Teoria Ator-rede (TAR) e na abordagem de ensino de ciências “Ciência, Tecnologia e Sociedade” (CTS). O estudo teve como objetivo principal analisar os mapas Ator-rede elaborados por alunos do ensino fundamental II, para compreender se e como a TAR foi assimilada com a aplicação da sequência didática “Lixo: uma questão CTS”. Como resultado verificou-se que a Teoria Ator-rede funcionou como ferramenta pedagógica exitosa, uma vez que possibilitou aos estudantes perceberem o “lixo” como uma questão CTS numa perspectiva não moderna, a partir da construção de mapas ator-rede. A diversidade de conexões identificadas nos mapas, bem como a diferente expressão observada em cada um deles, são indícios do modo como os estudantes estabeleceram relações entre lixo e CTS: ponderando a agência/performance dos diferentes actantes considerados em suas análises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectTecnologia e Sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectTeoria Ator-redept_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherLixopt_BR
dc.subject.otherCiência e tecnologia - Sociedadept_BR
dc.subject.otherTeoria Ator- redept_BR
dc.titleTecendo redes com alunos do 7º ano fundamental II : trabalhando a questão do "lixo" em uma abordagem CTS não modernapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.