Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33449
Type: Monografia (especialização)
Title: Abordagem do efeito antioxidante da vitamina C a partir de atividades investigativas
Other Titles: Approach to the antioxidant effect of vitamin C from investigative activities
Authors: Nero Lopes da Cruz
First Advisor: Roberta Guimarães Corrêa
First Referee: Monique Aline Ribeiro dos Santos
Abstract: Os conteúdos da Eletroquímica explicam diversos fenômenos e processos químicos importantes. No entanto, algumas pesquisas mostram que os conteúdos de Eletroquímica são considerados difíceis e complexos para professores e estudantes, dificultando o processo de ensino e aprendizagem. Considerando a importância e a complexidade do ensino de Eletroquímica e o potencial da abordagem investigativa, este trabalho apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática de caráter investigativo sobre conteúdos de Eletroquímica para alunos do segundo ano do Ensino Médio. Neste trabalho apresentamos os resultados e a análise das respostas dos alunos em relação ao fenômeno de oxidação dos alimentos e o uso da vitamina C (ácido ascórbico) como antioxidante. Os resultados mostraram que atividades investigativas contribuem para a aprendizagem de conteúdos básicos de Eletroquímica e também possibilitam a abordagem de temas relevantes como aditivos químicos.
Abstract: Electrochemistry contents explain several important phenomena and chemical processes. However, some researches shows that Electrochemistry contents are considered difficult and complex for teachers and students, making the teaching and learning process difficult. Considering the importance and complexity of teaching electrochemistry and the potential of the investigative approach, this paper presents the results of the application of an investigative didactic sequence about Electrochemistry contents for students of the second year of high school. In this paper we present the results and analysis of student responses to the phenomenon of food oxidation and the use of vitamin C (ascorbic acid) as an antioxidant. The results showed that investigative activities contribute to the learning of basic electrochemistry content and also make it possible to address relevant topics such as chemical additives.
Subject: Educação
Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
Química - Métodos experimentais
Eletroquímica - Estudo e ensino ( Ensino médio)
Vitamina C - Estudo e ensino (Ensino médio)
Ciências (Ensino médio) - Métodos experimentais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33449
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abordagem do efeito antioxidante da vitamina C a partir de atividades investigativas.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.