Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33452
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudo sobre o abandono escolar em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte
Autor(es): Soraya Aparecida da Silva Carmo
Primeiro Orientador: Juarez Melgaço Valadares
Primeiro membro da banca : Patrícia Moulin Mendonça
Resumo: Este estudo investigou o abandono escolar de alunos da Escola Municipal União Comunitária (EMUC), entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2018. O objetivo foi traçar um diagnóstico acerca desta problemática, de forma a possibilitar a elaboração de estratégias futuras pela comunidade escolar que visem a adesão destes estudantes, diminuindo a interrupção de suas trajetórias acadêmicas. Os dados pessoais e escolares foram obtidos através do acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH) e da investigação das pastas individuais arquivadas na secretaria da EMUC. Com o intuito de vislumbrar as perspectivas dos sujeitos que fazem parte do contexto da exclusão escolar, foram realizadas entrevistas abertas com duas docentes da EMUC e uma discente com histórico de abandono escolar. Quanto aos resultados numéricos obtidos, 29 alunos receberam o status de afastados por abandono (AFA) no SGA no período investigado, dos quais quinze eram do sexo masculino, dezessete residiam somente com a mãe e dezoito tiveram como declarada a cor parda. Nos anos finais do ensino fundamental houve a maior quantidade de abandono escolar, sendo quatorze os casos de reincidência. Quanto às entrevistas, a transcrição de trechos demonstrou olhares diversos e interessantes quanto ao abandono da escola, confrontando os contextos da docência com a da estudante.
Assunto: Educação
Evasão escolar
Estudantes
Professores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33452
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_corrigida_banca-mesclado (1).pdfMonografia711.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons