Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496035029896028pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Moulin Mendonçapt_BR
dc.creatorSoraya Aparecida da Silva Carmopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-14T12:48:43Z-
dc.date.available2020-05-14T12:48:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33452-
dc.description.resumoEste estudo investigou o abandono escolar de alunos da Escola Municipal União Comunitária (EMUC), entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2018. O objetivo foi traçar um diagnóstico acerca desta problemática, de forma a possibilitar a elaboração de estratégias futuras pela comunidade escolar que visem a adesão destes estudantes, diminuindo a interrupção de suas trajetórias acadêmicas. Os dados pessoais e escolares foram obtidos através do acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH) e da investigação das pastas individuais arquivadas na secretaria da EMUC. Com o intuito de vislumbrar as perspectivas dos sujeitos que fazem parte do contexto da exclusão escolar, foram realizadas entrevistas abertas com duas docentes da EMUC e uma discente com histórico de abandono escolar. Quanto aos resultados numéricos obtidos, 29 alunos receberam o status de afastados por abandono (AFA) no SGA no período investigado, dos quais quinze eram do sexo masculino, dezessete residiam somente com a mãe e dezoito tiveram como declarada a cor parda. Nos anos finais do ensino fundamental houve a maior quantidade de abandono escolar, sendo quatorze os casos de reincidência. Quanto às entrevistas, a transcrição de trechos demonstrou olhares diversos e interessantes quanto ao abandono da escola, confrontando os contextos da docência com a da estudante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectabandono escolarpt_BR
dc.subjectevasãopt_BR
dc.subjectdocentespt_BR
dc.subjectestudantespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEvasão escolarpt_BR
dc.subject.otherEstudantespt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.titleEstudo sobre o abandono escolar em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_corrigida_banca-mesclado (1).pdfMonografia711.68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons