Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33492
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Memórias, contos e recontos como estratégias de aprendizagens para educandos(as) da EJA em uma turma na Regional Norte de Belo Horizonte
Autor(es): Janaína Andressa Dias Salomé
Primeiro Orientador: Analise de Jesus Silva
Primeiro membro da banca : Miria Gomes de Oliveira
Resumo: Este trabalho visa demonstrar a importância do uso da memória como estratégia didática, para a elaboração de recursos metodológicos que auxiliam o processo de alfabetização em uma turma de Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA) da Regional Norte de Belo Horizonte. Para isso, foram abordados os conceitos de memória e de aprendizagem, reafirmando a singularidade do caráter significativo das vivências dos(as) educandos(as) da EJA, como instrumento didático de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento, poderá ser observada a utilização da memória dos(as) educandos(as) para a elaboração de atividades escritas. Assim, entendo que a primazia deste Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelas oficinas do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Básica (LASEB), está em proporcionar aos(às) Educadores(as) da EJA da Rede Municipal de Belo Horizonte uma maior compreensão dessa modalidade de ensino e promover o aprendizado partindo da valorização das experiências e da ação reflexiva dos sujeitos envolvidos, evidenciando a relevância da memória como recurso metodológico. Palavras-chave: Memória. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Aprendizagem.
Assunto: Memória
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33492
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.