Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Analise de Jesus Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5611485566781092pt_BR
dc.contributor.referee1Miria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.creatorJanaína Andressa Dias Salomépt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T16:27:53Z-
dc.date.available2020-05-18T16:27:53Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33492-
dc.description.resumoEste trabalho visa demonstrar a importância do uso da memória como estratégia didática, para a elaboração de recursos metodológicos que auxiliam o processo de alfabetização em uma turma de Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA) da Regional Norte de Belo Horizonte. Para isso, foram abordados os conceitos de memória e de aprendizagem, reafirmando a singularidade do caráter significativo das vivências dos(as) educandos(as) da EJA, como instrumento didático de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento, poderá ser observada a utilização da memória dos(as) educandos(as) para a elaboração de atividades escritas. Assim, entendo que a primazia deste Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelas oficinas do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Básica (LASEB), está em proporcionar aos(às) Educadores(as) da EJA da Rede Municipal de Belo Horizonte uma maior compreensão dessa modalidade de ensino e promover o aprendizado partindo da valorização das experiências e da ação reflexiva dos sujeitos envolvidos, evidenciando a relevância da memória como recurso metodológico. Palavras-chave: Memória. Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização. Aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleMemórias, contos e recontos como estratégias de aprendizagens para educandos(as) da EJA em uma turma na Regional Norte de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.