Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33500
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A gestão escolar na formação de uma escola de qualidade para todos
Título(s) alternativo(s): School management in the formation of a quality school for all
Autor(es): Raimunda da Cruz Soares Carvalho
Primeiro Orientador: Marcelo Reis Maia
Primeiro membro da banca : Theles de Oliveira Costa
Segundo membro da banca: Ludmila Olandim de Souza
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a gestão escolar enquanto uma realidade social e política, em que o gestor adquire papel de destaque uma vez que se encontra aberto ao dialogo com seus pares e demais membros da comunidade escolar privilegiando uma visão crítica, participativa e democrática nos embates ocorridos enquanto gestor escolar. No ambiente educacional, podemos observar que a gestão escolar na atualidade e vem e se organizando nos últimos anos para formar cidadãos com posturas críticas em relação ao ambiente que atua contribuindo dessa maneira para a inserção de sujeitos mais organizados criticamente e ativamente na sociedade. Para compreensão e elucidação dessas questões nesse artigo será abordado os fundamentos conceituais sobre a gestão escolar, buscando em sua contextualização o grande desafio que a comunidade escolar tem pela frente que é oferecer educação de qualidade para todos. Além disso, será trabalhado o projeto, uma vez que esse, é uma ação emancipatória e edificante, pois integra de modo geral a comunidade escolar no processo de construção da prática educativa harmonizando novas experiências que rompem as barreiras tradicionalistas, em que o aluno deixa de ser ator e passa a ser autor do processo de construção do seu conhecimento.
Abstract: The aim of this paper is to present school management as a social and political reality, in which the manager acquires a prominent role since he is open to dialogue with his peers and other members of the school community, privileging a critical, participative and democratic vision in the schools. clashes occurred as a school manager. In the educational environment, we can observe that school management has been and has been organized in recent years to form citizens with critical attitudes in relation to the environment that works, thus contributing to the insertion of more critically and actively organized subjects in society. To understand and elucidate these issues in this article will be addressed the conceptual foundations of school management, seeking in its context the great challenge facing the school community that is to offer quality education for all. In addition, the project will be worked on, since this is an emancipatory and edifying action, as it integrates the school community in the process of building the educational practice, harmonizing new experiences that break the traditionalist barriers, in which the student no longer be an actor and become the author of the process of building his knowledge.
Assunto: Escolas -- Organização e administração
Gestão democrática
Diretores escolares
Escolas -- Controle de qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33500
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raimunda Da Cruz Soares Carvalho.pdfA gestão escolar na formação de uma escola de qualidade para todos471.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.