Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Reis Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattesxxxpt_BR
dc.contributor.referee1Theles de Oliveira Costapt_BR
dc.contributor.referee2Ludmila Olandim de Souzapt_BR
dc.creatorRaimunda da Cruz Soares Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T14:59:03Z-
dc.date.available2020-05-19T14:59:03Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33500-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present school management as a social and political reality, in which the manager acquires a prominent role since he is open to dialogue with his peers and other members of the school community, privileging a critical, participative and democratic vision in the schools. clashes occurred as a school manager. In the educational environment, we can observe that school management has been and has been organized in recent years to form citizens with critical attitudes in relation to the environment that works, thus contributing to the insertion of more critically and actively organized subjects in society. To understand and elucidate these issues in this article will be addressed the conceptual foundations of school management, seeking in its context the great challenge facing the school community that is to offer quality education for all. In addition, the project will be worked on, since this is an emancipatory and edifying action, as it integrates the school community in the process of building the educational practice, harmonizing new experiences that break the traditionalist barriers, in which the student no longer be an actor and become the author of the process of building his knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar a gestão escolar enquanto uma realidade social e política, em que o gestor adquire papel de destaque uma vez que se encontra aberto ao dialogo com seus pares e demais membros da comunidade escolar privilegiando uma visão crítica, participativa e democrática nos embates ocorridos enquanto gestor escolar. No ambiente educacional, podemos observar que a gestão escolar na atualidade e vem e se organizando nos últimos anos para formar cidadãos com posturas críticas em relação ao ambiente que atua contribuindo dessa maneira para a inserção de sujeitos mais organizados criticamente e ativamente na sociedade. Para compreensão e elucidação dessas questões nesse artigo será abordado os fundamentos conceituais sobre a gestão escolar, buscando em sua contextualização o grande desafio que a comunidade escolar tem pela frente que é oferecer educação de qualidade para todos. Além disso, será trabalhado o projeto, uma vez que esse, é uma ação emancipatória e edificante, pois integra de modo geral a comunidade escolar no processo de construção da prática educativa harmonizando novas experiências que rompem as barreiras tradicionalistas, em que o aluno deixa de ser ator e passa a ser autor do processo de construção do seu conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subject.otherEscolas -- Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherDiretores escolarespt_BR
dc.subject.otherEscolas -- Controle de qualidadept_BR
dc.titleA gestão escolar na formação de uma escola de qualidade para todospt_BR
dc.title.alternativeSchool management in the formation of a quality school for allpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raimunda Da Cruz Soares Carvalho.pdfA gestão escolar na formação de uma escola de qualidade para todos471.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.