Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33504
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso do celular pelo professor: projeção de vídeos como atividade de alfabetização
Autor(es): Karla Fabiana Anacleto Gomes
primer Tutor: Ana Paula da Silva Rodrigues
primer miembro del tribunal : Welessandra Aparecida Benfica
Resumen: Este trabalho teve como objetivo investigar se o uso do celular pelo professor, na sala de aula, através de vídeos de alfabetização, poderia contribuir para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Já como objetivos específicos, procurou-se identificar o nível de escrita dos alunos; se conseguiram reconhecer as letras/sílabas analisando esse registro; e, por último, perceber se havia o envolvimento dos alunos nas práticas realizadas. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório, que foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, na região de Venda Nova, e ocorreu em uma turma de 25 alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de idades entre 5 a 7 anos; tendo como aporte teórico Emília Ferreiro (1985), Magda Soares (2014) e José Manuel Moran (2017). A investigação se justifica em razão do interesse da pesquisadora por tecnologia; da preocupação com a alfabetização; e das críticas sofridas por ela ao utilizar o aparelho no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se verificar o nível de escrita dos alunos a partir dos registros feitos em três momentos: o diagnóstico inicial, a cópia do quadro e a visualização do vídeo. Além da análise da escrita dos alunos nas atividades propostas, usou-se a observação participante da sala de aula e o diário de campo. Entre os resultados da pesquisa, observou-se que várias são as formas de favorecer o processo de alfabetização e que a utilização do celular por meio da projeção de vídeos pode ser uma delas. Além de ter contribuído para o aperfeiçoamento da própria prática da pesquisadora, a realização deste trabalho possibilitou a descoberta e a divulgação do “celular Datashow”, como mais uma ferramenta que otimiza a prática docente. Por fim, destaca-se que a tecnologia tem seus aspectos positivos e negativos, sendo necessário saber utilizá-la adequadamente, uma vez que se vive em um contexto de muitas informações, as quais estão, literalmente, na “palma da mão”.
Asunto: Ensino audiovisual
Telefone celular -- Aspectos educacionais
Gravações de vídeo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33504
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_Karla_Versão final.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.