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dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006524391492917pt_BR
dc.contributor.referee1Welessandra Aparecida Benficapt_BR
dc.creatorKarla Fabiana Anacleto Gomespt_BR
dc.date.accessioned2020-05-20T21:55:16Z-
dc.date.available2020-05-20T21:55:16Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33504-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar se o uso do celular pelo professor, na sala de aula, através de vídeos de alfabetização, poderia contribuir para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Já como objetivos específicos, procurou-se identificar o nível de escrita dos alunos; se conseguiram reconhecer as letras/sílabas analisando esse registro; e, por último, perceber se havia o envolvimento dos alunos nas práticas realizadas. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório, que foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, na região de Venda Nova, e ocorreu em uma turma de 25 alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de idades entre 5 a 7 anos; tendo como aporte teórico Emília Ferreiro (1985), Magda Soares (2014) e José Manuel Moran (2017). A investigação se justifica em razão do interesse da pesquisadora por tecnologia; da preocupação com a alfabetização; e das críticas sofridas por ela ao utilizar o aparelho no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se verificar o nível de escrita dos alunos a partir dos registros feitos em três momentos: o diagnóstico inicial, a cópia do quadro e a visualização do vídeo. Além da análise da escrita dos alunos nas atividades propostas, usou-se a observação participante da sala de aula e o diário de campo. Entre os resultados da pesquisa, observou-se que várias são as formas de favorecer o processo de alfabetização e que a utilização do celular por meio da projeção de vídeos pode ser uma delas. Além de ter contribuído para o aperfeiçoamento da própria prática da pesquisadora, a realização deste trabalho possibilitou a descoberta e a divulgação do “celular Datashow”, como mais uma ferramenta que otimiza a prática docente. Por fim, destaca-se que a tecnologia tem seus aspectos positivos e negativos, sendo necessário saber utilizá-la adequadamente, uma vez que se vive em um contexto de muitas informações, as quais estão, literalmente, na “palma da mão”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectCelular na sala de aulapt_BR
dc.subjectVídeos de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherTelefone celular -- Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherGravações de vídeopt_BR
dc.titleO uso do celular pelo professor: projeção de vídeos como atividade de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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