Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6006524391492917 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Welessandra Aparecida Benfica | pt_BR |
dc.creator | Karla Fabiana Anacleto Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T21:55:16Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T21:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33504 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo investigar se o uso do celular pelo professor, na sala de aula, através de vídeos de alfabetização, poderia contribuir para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Já como objetivos específicos, procurou-se identificar o nível de escrita dos alunos; se conseguiram reconhecer as letras/sílabas analisando esse registro; e, por último, perceber se havia o envolvimento dos alunos nas práticas realizadas. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter exploratório, que foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, na região de Venda Nova, e ocorreu em uma turma de 25 alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de idades entre 5 a 7 anos; tendo como aporte teórico Emília Ferreiro (1985), Magda Soares (2014) e José Manuel Moran (2017). A investigação se justifica em razão do interesse da pesquisadora por tecnologia; da preocupação com a alfabetização; e das críticas sofridas por ela ao utilizar o aparelho no ambiente escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se verificar o nível de escrita dos alunos a partir dos registros feitos em três momentos: o diagnóstico inicial, a cópia do quadro e a visualização do vídeo. Além da análise da escrita dos alunos nas atividades propostas, usou-se a observação participante da sala de aula e o diário de campo. Entre os resultados da pesquisa, observou-se que várias são as formas de favorecer o processo de alfabetização e que a utilização do celular por meio da projeção de vídeos pode ser uma delas. Além de ter contribuído para o aperfeiçoamento da própria prática da pesquisadora, a realização deste trabalho possibilitou a descoberta e a divulgação do “celular Datashow”, como mais uma ferramenta que otimiza a prática docente. Por fim, destaca-se que a tecnologia tem seus aspectos positivos e negativos, sendo necessário saber utilizá-la adequadamente, uma vez que se vive em um contexto de muitas informações, as quais estão, literalmente, na “palma da mão”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Celular na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Vídeos de Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino audiovisual | pt_BR |
dc.subject.other | Telefone celular -- Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Gravações de vídeo | pt_BR |
dc.title | O uso do celular pelo professor: projeção de vídeos como atividade de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Karla_Versão final.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.